Casa Norival de Freitas aguarda aval do Inepac para ser reformada

Pedro Conforte –

A Prefeitura de Niterói realizará hoje uma visita técnica na Casa Norival de Freitas, construída em 1921 no Centro de Niterói. Desde janeiro, o imóvel de dois andares em estilo eclético romântico foi passado para a Fundação de Arte de Niterói (FAN), que pretende instalar no local a Escola de Música Arthur Maia, além de servir de sede para o Programa Aprendiz Música na Escola. Após essa visita, a expectativa é que as obras possam sair do papel.

O Departamento de Preservação e Reabilitação do Patrimônio Cultural (DePAC) já elaborou um pré-projeto de restauração e de obras da Casa Norival de Freitas, que foi enviado ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). “A Fundação de Arte de Niterói aguarda a aprovação do Inepac para que o projeto executivo seja iniciado”, disse em nota a prefeitura.

Apesar de estar aguardando um aceno positivo do órgão estadual, técnicos irão vistoriar o local que encontra-se em péssimo estado de conservação. A revitalização do prédio é promessa antiga, feita por vários prefeitos nas últimas décadas. Seu interior é decorado com pinturas, revestimentos importados, caixilhas de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria art nouveau. A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição “Notre Rêve” (nosso sonho). Desapropriado pela prefeitura em 1979, foi parcialmente destruído por incêndio em 1984.

Além disso, uma mulher ocupa a residência e se recusa a sair. De acordo com pessoas que trabalham próximo, por diversas vezes agentes da Secretaria de Assistência Social foram ao local, mas ela persiste na casa. Hoje, novamente os agentes tentarão encaminhar a mulher para um abrigo municipal.

A escola que será instalada no local irá homenagear o músico Arthur Maia, falecido em 15 de dezembro de 2018, aos 56 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Conhecido por ter sido baixista do cantor Gilberto Gil, acompanhou ainda artistas como Ivan Lins, Luiz Melodia, Gal Costa, Lulu Santos, Jorge Benjor, Djavan e Ney Matogrosso. Também gravou com Ana Carolina, Caetano Veloso, George Benson, Marisa Monte, Mart’nália, Roberto Carlos, Seu Jorge, Dominguinhos, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *