Carnaval terá 960 policiais nas ruas em Niterói e Maricá

Vítor d’Avila

Niterói e Maricá irão contar com 960 policiais nas ruas, durante todo o período de Carnaval, até a próxima terça-feira (16). A informação foi confirmada pelo 12º BPM (Niterói), responsável pelo patrulhamento nos dois municípios.

A novidade para 2021 é que o policiamento será inteiramente motorizado, com os agentes, que irmão revezar em turnos, distribuídos em 62 viaturas. De acordo com o coronel Sylvio Guerra, comandante do batalhão, a mudança se dá pela não realização de blocos, que demandavam patrulhamento a pé.

“Este ano vamos fazer nosso policiamento todo motorizado, diferente de outros carnavais em que tinha policiamento a pé porque [os policiais] ficavam nos blocos. Como neste ano não tem blocos, nosso policiamento vai ser todo motorizado até pela facilidade de deslocamento de um ponto a outro, caso haja necessidade”, explicou Guerra.

Na manhã de quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Polícia Militar anunciou o cronograma para todo o Estado do Rio. Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional, o plano prevê o emprego de 13.828 policiais militares, entre sábado (13) e terça (16), e de 2 mil viaturas circulando diariamente em todo o estado.

Rodovias – As estradas estaduais e federais do Rio de Janeiro também contarão com reforço no patrulhamento. O programa Viagem Segura, que é posto em prática em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) receberá efetivo extra durante o Carnaval. Para garantir o reforço de efetivo durante o feriado prolongado, a Secretaria de Polícia Militar determinou a suspensão de férias e folgas.

Outras áreas de estado mereceram atenção especial no planejamento. Na Região dos Lagos, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) reforçarão o patrulhamento nas cidades litorâneas. Policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e do GETEM (Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento) estarão atuando no trecho da rodovia BR-101 Norte, entre os municípios de Niterói e Itaboraí.

O Corpo de Bombeiros também terá atuação especial no feriadão. Equipes irão reforçar as ações de fiscalização em eventos de reunião de público. As vistorias noturnas, que já acontecem de quarta a domingo, serão estendidas para a segunda e a terça. Os militares de todos os quartéis estarão de sobreaviso para atender os chamados via denúncia da população.

Eventos liberados, mas com restrições

De acordo com o decreto estadual 47.345 de 5 de novembro de 2020, os produtores de eventos devem garantir o distanciamento social, o uso de máscara facial, a utilização de álcool 70% e a lotação máxima de 50% da capacidade total. Cabe ressaltar que desfiles de blocos de rua estarão proibidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + um =