Capela de Nossa Senhora da Conceição precisa de doações para finalizar reforma

Raquel Morais –

A capela da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Niterói, está passando por uma obra desde o mês passado, mas a má situação financeira do espaço está complicando o andamento da reforma. A presidência da igreja pede doações aos fiéis para finalizar os trabalhos. Segundo informações do prior Luiz Gonzaga foram arrecadados 15% do valor necessário para a reforma.

A reforma, iniciada em outubro, pretende revitalizar somente a capela. A promessa é que até dia 28 ficará pronta, para a igreja estar preparada para o início da novena de Nossa Senhora da Conceição, cujo dia é comemorado em 8 de dezembro.

Segundo Luiz Gonzaga, o reboco do teto da capela começou a cair depois de uma chuva. No dia 6 de agosto ele fez uma campanha para captar recursos para a obra e arrecadou R$ 10 mil. Toda a intervenção está orçada em R$ 66 mil.

Atualmente foi retirada a porta e janela que estavam com cupim, o teto já foi consertado, quatro funcionários estão lixando as paredes e fazendo a pintura, além de instalarem mármore em algumas partes do chão. A administração da igreja está recebendo doações de fiéis que queiram participar dessa reforma. É confeccionado um carnê sem previsão de quantia.

“O carnê é para ajudar na obra e precisamos muito da comunidade. Atualmente temos cerca de 40 pessoas ajudando nas obras e é um número baixo, visto que aos domingos temos cerca de 140 fiéis assistindo a missa, por exemplo”, pontuou Luiz.

Além do carnê, Luiz também disse que passará um ‘livro de ouro’ entre os comerciantes, principalmente do Centro de Niterói, para arrecadar fundos para a obra. “Para 2018 o plano é consertar a igreja, que está rachada, descascando e precisando de manutenção o quanto antes”, concluiu. Quem quiser depositar qualquer quantia pode fazer pelo Banco Itaú (Agência 6022 Conta Corrente 00765-9) em nome da Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição.

HISTÓRIA DA IGREJA
Ícone histórico e religioso da cidade de Niterói, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói começou a ser construída em 1663 pelo devoto Affonso Corrêa de Pina, com esmolas da população, num sítio oferecido pelos herdeiros de Martim Afonso de Souza, o Arariboia. Em 17 de agosto de 1671, na pequena ermida de São Domingos foi lavrada a escritura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói. A partir desta data, formou-se a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, que administra o seu patrimônio, até os dias de hoje. Em 1770, a pequena ermida foi derrubada e construída uma nova igreja. Em 1850, por provisão do Bispo do Rio de Janeiro D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo (Conde de Irajá), a Irmandade foi elevada com o título de Confraria de Nossa Senhora da Conceição da Imperial Cidade de Nictheroy, com direito a uso de hábito. A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Niterói fica na Rua da Conceição, 216, no Centro de Niterói.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *