Candidatos apresentam propostas para mobilidade, saneamento e segurança

Anderson Carvalho –

Enquanto Pedro Fernandes (PDT) e Márcia Tiburi (PT) faziam campanha em São Gonçalo, os demais candidatos a governador apresentaram propostas sobre mobilidade, saneamento, segurança e área social em debate e no corpo a corpo com eleitores em diversas regiões do Estado. Romário (Podemos) esteve no Noroeste Fluminense e Eduardo Paes (DEM), Tarcísio Motta (PSOL), Anthony Garotinho (PRP) e Índio da Costa (PSD) participaram de debate em um jornal carioca. Marcelo Trindade (Novo) deu palestra na Associação Comercial do Rio.

Romário esteve em Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Macuco, Trajano de Moraes e Conceição de Macabu. O candidato falou da importância da economia da região, referência de rochas ornamentais e café.

“Aqui por exemplo, nós temos que tornar a produção de rochas ornamentais mais competitiva. Ultimamente perdemos esse mercado para o Espírito Santo e temos que recuperá-lo o mais rápido possível. O governo vai incentivar a vocação de cada região”, prometeu.

Ele ainda defendeu a concessão da manutenção das rodovias do estado. Hoje, o candidato irá a Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Saquarema.

Trindade defendeu o fim da vistoria de veículos durante seminário “Rio em debate”, na Associação Comercial do Rio.

“Vamos acabar com vistoria de carros e permitir o licenciamento pela internet. Vamos acreditar nas informações do motorista e passar a fiscalizá-las na operação da Lei Seca. Isso se aplica também à abertura e ao fechamento de empresas”, disse ele, que depois fez corpo a corpo no Largo da Carioca. O candidato ainda se comprometeu a privatizar todas as estatais. Hoje, às 9h, dá entrevista à Rádio Assembleia de Deus; 13h, grava programa eleitoral e às 21h, tem reunião domiciliar na Barra da Tijuca.

Garotinho, após participar do debate, gravou programas eleitorais e deu entrevista a um jornal do Rio. Ele prometeu ontem retomar o programa Farmácia Popular. “Vendia 50 tipos de medicamentos e fraldas geriátricas, tudo a um real. Esse é um programa que vai ser urgentemente ser revitalizado”, afirmou o candidato. Não divulgou agenda de hoje.

Wilson Witzel (PSC) caminhou por Madureira, na Zona Norte do Rio, onde conversou com eleitores e ainda visitou o Mercadão de Madureira, onde prometeu atrair empresas ao Estado. “Recuperando a credibilidade do governo, vamos atrair investimentos, gerar emprego, gerar renda. Assim devolveremos o poder de compra do trabalhador e as vendas dos comerciantes aumentarão”, disse. À tarde, o candidato esteve em Duque de Caxias, onde fez corpo a corpo com eleitores perto da rodoviária da cidade. Hoje, às 8h, faz corpo a corpo na Tijuca; às 10h30min faz palestra na Universidade de Nova Iguaçu (Unig), em Nova Iguaçu e às 14h dá entrevista a um jornal carioca.

Tarcísio foi sabatinado por membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio, onde apresentou propostas para habitação, mobilidade e saneamento. “Precisamos desburocratizar e facilitar o acesso ao transporte público. Vamos criar um sistema único de bilhetagem eletrônica que integre em um mesmo cartão todos os tipos de transportes. Mais que aceitar o pagamento via bilhete único, a taxa para quem usa mais de um modal precisa ser reduzida”, defendeu. Hoje, às 10h, faz panfletagem na Praça Arariboia, no Centro de Niterói, e em seguida inaugura comitê de campanha na Praça Leoni Ramos, em São Domingos.

Índio da Costa não teve agenda externa após o debate. Hoje, às 8h, Visita à Ceasa, no Irajá, Zona Norte do Rio; às 14h, caminha na Saara, no Centro do Rio.

Pedro Fernandes dará entrevista hoje, às 9h, na Rádio Tupi, e às 13h, entrevista a um jornal carioca; às 16h, reunião com lideranças em Campo Grande; na Zona Oeste do Rio.

Paes fará campanha hoje em Aperibé, Itaocara, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Bom Jardim e Nova Friburgo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *