Candidatos a reitor da UFF vão disputar 94 mil votos

Anderson Carvalho –

As três chapas que concorrem ao comando da Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), cuja eleição será nos dias 16, 17 e 18 de abril (primeiro turno), disputam a preferência de mais de 94 mil votos, sendo de 80 mil alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) presencial e à distância; 10.258 professores e quatro mil técnicos-administrativos. Não votarão os estudantes dos cursos pagos e MBAs, segundo a Comissão Eleitoral da UFF.

Porém, devido ao tempo determinado que os estudantes ficam na universidade, diferente dos professores e demais servidores e a diferença do número de eleitores, o voto não será paritário. Segundo a Instrução Normativa nº 01/2018, do último dia 19, o peso correspondente leva em conta o colégio eleitoral. Quando as três categorias atingirem índice superior a 33% de seus membros com direito a voto, os denominadores da fórmula serão, respectivamente, as quantidades de docentes, técnicos-administrativos e estudantes votantes. Se uma das categorias não atingir o tal índice, os denominadores passam a ser os números totais de eleitores para todas as categorias. Terminada a contagem de votos, serão aplicados os valors dos votos apurados na seguinte fórmula: Pi = Vdi/Td + Vfi/Tf + Vdei/Te. O significado das variáveis é: Pi = Total dos pontos do candidato i; Vdi = Total de votos de Docentes no candidato i; Vfi = Total de votos de Técnico-Administrativos no candidato i; Vei = Total de votos de Estudantes no candidato i; Td = Total de Docentes votantes ou com direito a voto Tf = Total de Técnicos-Administrativos votantes ou com direito a voto.

Até 15 dias antes da eleição, a Comissão Eleitoral divulgará o peso de cada segmento. Caso o primeiro colocado não obtenha pontuação superior a 50% dos pontos correspondentes aos votos válidos, haverá um segundo turno, dele participando apenas os dois primeiros colocados. O segundo turno será nos dias 14, 15 e 16 de maio.

Pelos diversos, campi já é possível ver faixas das chapas e nos corredores o clima de eleição começa a tomar conta. As chapas concorrentes são: Chapa 1 – ‘Juntos pela UFF’, com o atual vice-reitor Antônio Cláudio da Nóbrega e Fábio Barboza Passos (vice); Chapa 2 – ‘Nossa UFF – Uma Universidade de todos e para todos’, com os professores Roberto Salles e Wainer da Silveira e Silva (vice) e Chapa 3 – ‘UFF Inovadora’, com os professores Sérgio Mendonça e Francisco Estácio Neto. Segundo ainda a Comissão Eleitoral, está vetado aos candidatos fazer campanha através de matéria paga em jornais, rádio, televisão e nas mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 11 =