Campo de Futebol do Parque Esportivo do Caramujo é inaugurado

Uma partida entre os times master do Flamengo, que inclui craques do passado, como Andrade e Rondinelli, e master do Botafogo, que tem estrelas como Mauro Galvão e Donizete, o Pantera, foi a atração principal na inauguração do campo de futebol do Parque Esportivo que a Prefeitura de Niterói está concluindo no bairro do Caramujo, na Zona Norte, nesta sexta-feira (22). A inauguração foi mais um evento em comemoração aos 446 anos de Niterói. A reedição de um dos maiores clássicos do futebol carioca teve o pontapé inicial dado pelo prefeito Rodrigo Neves.

A construção do Parque Esportivo faz parte do pacote de obras de urbanização da comunidade Igrejinha, no Caramujo, que inclui contenção de encostas, drenagem e pavimentação. Para a criação do parque esportivo, o campo de futebol que existia na comunidade foi completamente revitalizado, ganhou grama sintética e medidas oficiais, além de arquibancadas e vestiários. A área de lazer contará, ainda, com pista de skate e bicicross, pista de caminhada e playground, além de uma quadra poliesportiva coberta. O projeto conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além do campo, foram entregues nesta sexta-feira (22), a pista de caminhada, a pista de atletismo, a pista de skate, a área de lazer e os vestiários. Em dezembro, será a vez da quadra poliesportiva e da pista de bicicross. Vale ressaltar que a Prefeitura de Niterói publicou no último dia 13, o chamamento público para a Organização Social (OS) que coordenará o espaço com atividades para crianças e adolescentes do bairro.

“O bairro do Caramujo conta agora com um complexo esportivo que não existe em nenhum bairro de Niterói. Crianças e adolescentes poderão praticar aqui atividades esportivas no contraturno escolar. As famílias poderão usar esse espaço para o lazer. Se depender de mim, o Caramujo muda sua história a partir de agora. Investimos no bairro mais de R$ 200 milhões em obras de contenção de encostas, que salvam vidas. Além disso, a prefeitura fez aqui um grande investimento em construção de escolas, em saúde em saneamento”, disse o prefeito.

Andrade, muito requisitado para fotos, disse que as crianças do Caramujo e de bairros vizinhos serão os maiores beneficiados com o Parque Esportivo e afirmou que a iniciativa do prefeito Rodrigo Neves deveria ser seguida por outros administradores municipais. “Todos têm que seguir o exemplo de Rodrigo Neves. Isso aqui ele fez pensando nas crianças e na educação do povo”, declarou o craque rubro-negro, que estava no time de 1981 que conquistou a Taça Libertadores da América ao lado de ídolos como Zico.

A dona de casa Patrícia Caetano Mercadantes, que nasceu e vive no Caramujo há 44 anos, disse que gostou muito do Parque Esportivo e que vai matricular os dois filhos menores e o neto nas atividades esportivas que serão oferecidas à comunidade. “Eu estou achando tudo isso maravilhoso. Nós não tínhamos uma área de lazer decente no Caramujo. Isso vai incentivar as crianças e os jovens a praticar mais esportes. Eu acredito que isso aqui vai dar certo”, disse.

Mauro Galvão, um dos mais conhecidos jogadores do Botafogo, disse que ficou surpreso com a grandiosidade do projeto do Parque Esportivo. “Dou meus parabéns ao prefeito Rodrigo Neves e a toda a comunidade do Caramujo. Espero que os jovens daqui possam aproveitar esse complexo. Isso será fundamental para o surgimento de novos atletas e, principalmente para tirar as crianças de atividades negativas”, disso Mauro Galvão.

O ex-jogador de futebol Matheus Carvalho, que foi criado no Caramujo, lembrou sua infância difícil no bairro e dos sacrifícios que fez para superar os obstáculos e ter sucesso como jogador profissional, atuando no Fluminense e no futebol europeu.

“Eu lembro que, ainda pequeno, com quatro anos, meus pais colocavam para fora de casa para brincar outras crianças da comunidade porque não existia um lugar como este. Esse campo que a prefeitura está inaugurando vai ser muito importante para a comunidade, onde eu cresci, onde eu fui muito feliz, onde eu tive meus amigos. Na minha infância a gente jogava no terrão e agora as crianças vão contar com essa estrutura que a prefeitura está oferecendo. Para as crianças e para os jovens vai ser muito bom”, disse Matheus.

Além de centenas de moradores do Caramujo, que aproveitaram o feriado para conhecer o novo espaço, a inauguração contou com a presença dos deputados Chico D’Ângelo (federal), Paulo Bagueira (estadual), líderes comunitários da região e secretários municipais.

Missa – As comemorações do aniversário de Niterói começaram nesta sexta-feira com a Missa Solene na Igreja de São Lourenço dos Índios, celebrada este ano pelo Bispo Dom Alano. O prefeito Rodrigo Neves participou da missa acompanhado da primeira-dama, Fernanda Sixel, e de parentes, incluindo a netinha dele.

“A celebração foi muito bonita e profunda presidida por Dom Alano que é uma figura iluminada e transmitiu com muita profundidade a mensagem para a cidade continuar seguindo em frente com união diálogo, tolerância e respeito às diferenças na busca da justiça e da prosperidade. Fiquei muito emocionado no dia de hoje e as palavras dele são inspiradoras para a gente porque é exatamente isso que estamos buscando fazer”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou ainda que Niterói, em 2013, vivia um cenário de profunda crise. “Superamos a crise que herdamos e, se naquele momento, Niterói estava numa situação de crise como outras cidades como Rio de Janeiro, hoje, depois de sete anos de trabalho, planejamento e muita seriedade e dedicação não há dúvida que Niterói voltou a ser a melhor cidade para se viver no Rio de Janeiro”, destacou. “Nossa cidade completa 446 anos olhando para o futuro. Superamos dificuldades da última década, investimos em infraestrutura, segurança, saúde, educação, inclusão e inovação. E apostamos na cultura como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do município, com fomento às artes, reabertura e criação de espaços públicos. Hoje, aos 446 anos, a autoestima da cidade foi resgatada e não tenho dúvidas em dizer que Niterói é a melhor cidade para viver e ser feliz no Rio de Janeiro”.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael disse que há muito para se comemorar nesse aniversário de Niterói. “Temos comemorado muitos avanços da cidade. Niterói tem se destacado diante das dificuldades do País e do estado com uma caminhada diferenciada, mas isso não esgota todas as demandas e desafios que temos. Niterói tem muita coisa para fazer ainda”, ressaltou o secretário.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, lembrou que hoje, a Niterói é a cidade que oferece melhor qualidade de vida a seus habitantes no estado.

“Niterói hoje é a melhor cidade do Rio de Janeiro para se viver. É uma cidade forte e organizada e, ao mesmo tempo, uma cidade delicada, amorosa e familiar, que tem um pensamento de harmonia e visão”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *