Campeonato Carioca terá nova fórmula de disputa em 2021

Em arbitral realizado nesta segunda-feira (28), os clubes participantes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) definiram a nova fórmula de disputa do Campeonato Carioca pelos próximos dois anos. Haverá uma fase principal com 12 participantes, com todos se enfrentando em turno único no sistema de pontos corridos.

Os quatro primeiros avançarão às para a semifinal, que será disputada em duas partidas, assim como a grande final. O modelo foi aprovado por unanimidade pelos clubes presentes na sede da Ferj. O título da tradicional Taça Guanabara vai ficar com o time que fizer mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Já a Taça Rio será disputada entre os times que ficarem de 5º ao 8º lugar.

Antes da fase principal, o torneio terá uma etapa preliminar prevista para começar em 16 de janeiro e seguir até 25 de fevereiro. Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa vão brigar pela única vaga para a fase principal, que começará em 28 de fevereiro.

Os confrontos da primeira fase serão definidos por sorteio e divulgados pela Ferj. O novo formato reduzirá a quantidade de datas para 15, duas a menos do que o de 2020 e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =