Caminhada Luminosa pela Paz vai reunir várias religiões em Icaraí

Wellington Serrano –

A Arquidiocese de Niterói realizará, no dia 19 de maio, uma Caminhada Luminosa pela Paz. A caminhada é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, neste ano, trouxe como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e lema “Vós sois todos irmãos”. O início das atividades está marcado para as 17h, com Celebração Ecumênica pela Paz, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após a celebração, caminhada pela Praia de Icaraí até a Igreja de São Judas.

Segundo a organização, diversas pastorais estão colaborando com a Caminhada, além da participação do movimento ecumênico das igrejas cristãs. O Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Ricci, lembrou a importância da unidade para a promoção da paz. “O objetivo é fazer uma caminhada orante e meditativa, onde vamos juntar pela vida do nosso povo e pela superação da violência”, afirmou o Bispo.

A Bispa Ana Almeida, coordenadora da Sara Nossa Terra, disse que é importante criar elementos de reflexão e ação junto à população para o desenvolvimento de uma cultura de paz, na superação da violência por meio do diálogo, na resolução de conflitos com serenidade, na convivência fraterna e na promoção e garantia dos direitos humanos fundamentais. “Acreditamos que essa caminhada será um marco para a conscientização sobre a Paz e a missão do cristão na sociedade. Somos da Paz”, realçou Ana.

Segundo informações, o encerramento será na Igreja de São Judas, com a celebração Ecumênica, o abraço fraterno entre todos, serão soltos balões e acontecerá a celebração.

O Bispo Joel Paixão disse que é preciso estar unidos como irmãos em Cristo para a superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas. “A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples. Está na hora de unirmos e juntos clamar pela Paz e pela justiça em nossas famílias e na sociedade”, concluiu.
Confirmaram presença no ato Inter-religioso pela Paz, no MAC: a Arquidiocese de Niterói, as igrejas Batista, Anglicana, Luterana, o Centro Israelita, a Sociedade Espírita, a Rota dos Orixás, o 12º Batalhão da PM, OAB, Niterói Mais Humana e Grupo Pacto Niterói Pela Paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *