Câmara vai sediar nova edição dos Jogos Florais

A União Brasileira de Trovadores (UBT) de Niterói realiza, no próximo dia 26, a 44ª edição dos Jogos Florais de Niterói. Com programação durante todo o dia, o ponto alto será a montagem da exposição de trovas e a premiação das 45 vencedoras, às 16 horas, no hall de entrada e no Plenário Brigido Tinoco da Câmara de Vereadores. Ao todo foram inscritas 333 trovas de autores de todos os municípios do Estado do Rio, de cidades brasileiras e até de países como Japão e Portugal. Esse é o segundo ano que a Câmara sedia a solenidade de premiação dos Jogos Florais.

Caracterizada por uma construção poética de quatro versos, fazendo rimar a primeira estrofe com a terceira e a segunda com a quarta, a trova é uma das expressões poéticas mais difundidas em todo o mundo. A exposição vai contar com 69 trabalhos abordando três temas distintos. Trovadores do exterior vão falar sobre o “País”; autores dos estados brasileiros terão que abordar o tema “Cidade”; e dos 92 municípios do Rio as trovas falam sobre “Niterói”. Ao todo serão distribuídos 45 troféus, diplomas e livretos aos vencedores.

Os Jogos Florais são promovidos pela UBT, com apoio da Academia Fluminense de Letras. A coordenação do evento é da trovadora Alba Helena Corrêa. Por iniciativa do vereador Paulo Bagueira (SDD), os Jogos Florais de Niterói estão incluídos no calendário oficial de eventos de Niterói, como parte das comemorações do seu aniversário, a realizar-se na segunda quinzena de novembro. A lei aprovada por Bagueira foi publicada em 27 de novembro de 2014, com o número 3.111/2014.

“Por cerca de dois anos, o importante evento deixou de ser realizado por carência dos recursos necessários, após a morte do ex-presidente da UBT-Niterói, o acadêmico Milton Loureiro, que durante muitos anos foi seu grande incentivador, através de esforços pessoais. A lacuna resultante era motivo de frustração de centenas de trovadores, causando repercussão negativa para a nossa cidade tão rica de movimentos culturais, merecedores do apoio oficial”, disse o presidente Bagueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezenove =