Câmara destaca empenho de alunos em torneios de robótica

Wellington Serrano –

A Câmara de Vereadores de Niterói, por meio do vereador Betinho (SD), vai prestar uma homenagem em plenário, à equipe Arc Beetle formada por alunos do Colégio Pedro II, do Barreto, por representar bem o município em vários torneios de Robótica pelo Brasil afora.

Em sua justificativa, o vereador ressaltou que a equipe de Arc Beetle acumula diversas premiações nos últimos anos nas olimpíadas de robótica e merece toda atenção. “É um projeto criado no colégio, que tem o apoio do reitor Oscar Halac e do diretor do Campus, Marcelo Caldeira, e merece todo nosso respeito. Os alunos competem com escolas particulares e entidades que possuem verba, mas os bravos alunos conquistaram várias premiações importantes”, disse Betinho.

Ainda em sua justificava, Betinho disse que a equipe Arc Beetle é um projeto que deu certo. “Tem como objetivo inserir as crianças de risco social no mundo da Ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. Além disso, inspira os jovens a seguirem carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia”, disse ele.

Para obter os incríveis resultados a turma do professor de física Márcio Nasser Medina trabalha desde o ano passado na construção de três robôs, que concorrem em quatro categorias.

“Com o projeto recentemente nos inscrevemos no I Desafio FGV Jr. de Empreendedorismo, sendo uma das 30 ideias selecionadas inicialmente e uma das cinco ideias finalistas, dentre outros projetos de empresas já consolidados, como a Maker Factory, que é uma grande campeã”, ressaltou o professor.

Na última viagem realizada a Uberlândia, seis alunos apresentaram o projeto no torneio Brasil de robótica, que reuniu participantes de todos os cantos do país. Desde 2014 o campus possui um laboratório de robótica, que é um projeto paralelo ao estudo normal, com incentivo do Governo Federal para 19 alunos. Além disso, o grupo tem parceria externa com um curso de robótica do Rio de Janeiro, Infotec.

“Diferente da escola onde o aluno estuda, faz exercício e faz uma prova, no laboratório não temos as respostas certas. Treinamos e quando chegamos no campeonato não sabemos os resultados. Iluminação, ruídos, tremores e outros desafios que saem do controle podem interferir no resultado final. Então eles aprendem o desafio e isso é fantástico”, comentou o professor.

Os três robôs da equipe seguem em competição nas categorias: resgate de alto risco, resgate no plano, resgate no centro da Terra e de dança. Os alunos trabalharam desde ano passado na construção dos robôs que foram feitos para serem usados sem controle remoto, ou seja, através de inteligência artificial, com engrenagens, motores, programações, eletricidade e muita física. E os robôs são feitos através de um kit da Lego.

“Acho muito maneiro poder participar disso tudo, acho difícil, mas é um desafio instigante. Aprendo muito com os colegas e os professores e é um trabalho em equipe. Minha família fica muito orgulhosa de mim, ainda mais que meu pai é engenheiro, e ele ficou muito feliz”, comentou Enzo Ribeiro, de 16 anos, um dos integrantes da equipe. Além dele, Marco Mendes, 17 anos, Wenya Li, 18 anos, Julian Lins, 17 anos, Daniel Tavares, 17 anos e Gabrielly Montenegro, de 16 anos, completam o time.

Para conseguir as passagens dos alunos e do professor, o grupo faz ‘vaquinha’ com a ajuda dos vereadores na Câmara, além da ajuda federal da verba de incentivo. “Com a ajuda de todo mundo, conseguimos formar esse grupo e vamos seguir representando Niterói em eventos”, comentou Márcio, ressaltando que o curso de robótica Infotec sempre ajuda com a hospedagem do grupo.

Algumas das principais conquistas: 1º lugar no Torneio Brasil, etapa regional 2017 no Rio de Janeiro; 1º lugar no Torneio Brasil Robótica, etapa nacional em 2016; 1º lugar no Desafio Prático Torneio Brasil, etapa Regional 2017 – RJ; e 1º colocado na etapa estadual Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + onze =