Câmara de São Gonçalo ganha iluminação especial

Em campanha pelo “Outubro Rosa, a Câmara Municipal de São Gonçalo ficará iluminada de rosa durante todo o mês de outubro para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A iluminação foi inaugurada na noite quarta-feira (2) e contou com a presença do coral de mulheres “Unidas pelas Vidas”.

O presidente da Câmara, vereador Diney Marins destacou a importância do empenho do poder legislativo nesta causa.

“De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama até o fim deste ano.São números assustadores. Nosso intuito é despertar a conscientização das pessoas quanto ao diagnóstico precoce”, afirma Diney.

Moradora do bairro Alcântara,Raquel dos Santos Torres, de 35 anos faz parte da rede de mulheres “Unidas pela Vida” de São Gonçalo. Ela contou que recebeu o diagnóstico da doença justamente no mês de outubro.

“As pessoas não levam fé que uma menina nova pode ter câncer. Se eu tivesse tido informações antes, eu não teria demorado seis meses para pegar o diagnóstico.Essa conscientização é muito importante, pois faz toda diferença nas nossas vidas”, relatou emocionada.

Há dois anos a Dona Ieda Machado também faz parte do grupo de apoio. Ela veio de Petrópolis para participar do outubro rosa na Casa Legislativa.

“Eu tive um câncer de mama muito agressivo. Graças a Deus estou curada. Por isso, conheci o projeto ” Unidas pela Vida”, apesar de morar em outro município eu queria conhecê-las pessoalmente. E, consegui hoje. Esse grupo nos fortalece, uma passa força para outra”, explicou.

Para terminar a cerimônia, foi realizada uma oração simultaneamente com um grupo de apoio a mulheres da Guatemala.

Ao longo de todo o dia, uma programação especial promovida pelo Centro Cultural George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha), realizou para o público presente, a distribuição de laços e também o recebimento de lenços e chapéus para doação.

Uma caixa rosa coletora está no espaço para quem quiser doar cabelos. Eles serão utilizados na confecção de perucas das pacientes em tratamento.

Exposição
Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (2) a exposição “Unidas Pela Vida”. A mostra reúne fotos de mulheres que já venceram e outras ainda estão em tratamento contra o câncer. As fotografias ficarão expostas até o dia (8) deste mês no primeiro piso da Câmara.

A exposição acontece em parceria com o Espaço Rosa, que é um espaço da rede pública municipal de saúde de atendimento específico às mulheres.

Segundo Lúcia Rodrigues, diretora do Centro Cultural, o evento deste ano contou com um diferencial.

“Além de iluminar de rosa a fachada que é tradicional da campanha, neste ano temos a novidade de trazer essa bela exposição.São mulheres corajosas e resilientes que não tiveram vergonha de se expor em fotos que retrata um momento difícil.Ela nos mostram nas imagens que é possível superar e vencer esse momento difícil como determinação e muita fé”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *