Câmara de Niterói homenageia mulheres e Marielle Franco

Wellington Serrano –

A Câmara de Vereadores de Niterói realizou na noite da última segunda-feira (19) uma sessão solene em homenagem às mulheres niteroienses, em comemoração ao Mês da Mulher. Na ocasião, além de serem entregues moções a cidadãs que lutam por uma sociedade justa e igualitária, foi lançado o livro “Avaliação Emancipatória e Gestão Democrática da Escola Pública”, da professora Glória Anselmo, e houve ainda exposição de fotografias do fotojornalista Marcello Almo sobre a Marcha das Mulheres Negras. A vereadora carioca Marielle Franco, assassinada brutalmente na semana passada, também foi homenageada no evento, que teve também uma apresentação de voz e violão da artista Patrícia Britto.

As comemorações foram dedicadas a quase 50 personalidades das mais diversas áreas. Medalhas, títulos de cidadã e moções de congratulação e aplausos foram distribuídas pelo vereador Anderson Pipico (PT), autor da iniciativa e presidente da sessão solene. Entres as agraciadas com medalhas, recebeu a Medalha Zilda Arns a esposa do prefeito Rodrigo Neves (PV), Fernanda Sixel; e a vereadora licenciada, atualmente à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, que ganhou a Medalha Zumbi dos Palmares. O evento também celebrou os 15 anos de atividades da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim). A atual coordenadora, Ana Lúcia Pereira, e todas as seis mulheres que comandaram o órgão, também receberam moções de aplauso.

Lembrando a morte trágica de Marielle Franco, o vereador Pipico pediu um minuto de silêncio e textos em homenagem a ela foram lidos e recitados. A Orquestra de Cordas Aprendiz também compareceu. “Não é fácil expressar, com palavras, o reconhecimento, a profunda admiração e a gratidão por todas as mulheres aqui presentes. Aqui estão reunidas representantes dos mais diversos segmentos de nossa sociedade. São todas brilhantes e merecem muito mais”, disse Pipico. Também presentes à solenidade a mãe, a mulher e a esposa do vereador.

Do time feminino do primeiro escalão da administração municipal destacamos ainda as presenças e homenagens às secretárias municipais Maria Celia Vasconcellos (Saúde), Dayse Monassa (Conservação), Giovanna Victer (Planejamento) e Flavia Monteiro (Educação). Também foi homenageada a jornalista Tereza Suzuki Bittencourt, a professora e ex-primeira dama do município, Maria Regina Pinto e a cantora Maíra Santafé, entre outros.

O deputado Estadual Waldeck Carneiro também marcou presença no evento e agradeceu a oportunidade de homenagear várias mulheres dos mais diversos seguimentos. “São militantes, ativistas, gestoras, ambulantes, lideranças, ou seja, mulheres de luta”, afirmou.

Uma das homenageadas, a professora Tereza Suzuki, disse que a iniciativa gerou uma noite especial. “Foi uma honra pra mim. Fiquei feliz”, disse.
Mesma opinião de Daiani Castanheiro, que disse estar lisonjeada. “Linda plenária da Câmara municipal de Niterói para as mulheres militantes de movimentos comunitários entre outros que se destacam em sua caminhada política e pública”, realçou.

Marcello AlmoMarcha das Mulheres Negras
A abertura da Exposição sobre a Marcha das Mulheres Negras com fotografias do fotojornalista Marcello Almo foi muito concorrida. Marcelo, que é repórter fotográfico de A TRIBUNA, é declaradamente feminista. A exposição traz a produção de Marcello em 2017, com fotografias de mulheres ativas nas lutas sociais no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil.

A Exposição ficará aberta para visitação até 5 de abril, no hall de entrada da Câmara Municipal de Niterói, que fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, no Centro. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + nove =