Calçamento já começa a ser instalado na Marquês do Paraná

Wellington Serrano –

Quase um mês do início das obras de reurbanização e ampliação da Avenida Marquês de Paraná, no Centro de Niterói, já é possível ver as calçadas que estão sendo implantadas e a Prefeitura de Niterói prossegue na demolição de imóveis desapropriados. A via contará com um novo passeio público e com a tão esperada ciclovia bidirecional, conectando as ciclovias da Avenida Roberto Silveira e Amaral Peixoto.

As demolições do canteiro central estão dentro do cronograma previsto e, durante esta semana, será finalizada a retirada de toda divisória das pistas para assentamento do terreno. Também estão sendo feitas as escavações e colocação do meio-fio no início da Avenida Amaral Peixoto. Em frente à marmoraria da via, está sendo colocado o piso na ciclovia e, no trecho dos prédios dos tijolinhos, está sendo finalizado o serviço de drenagem.

As equipes da prefeitura concluíram a execução da drenagem e demarcação da ciclovia na pista sentido Centro-Icaraí. No trecho da Rua Miguel de Frias, em Icaraí, o muro do Clube Rio Cricket foi redefinido para a expansão da calçada.

No trecho da Dr. Celestino até a Avenida Amaral Peixoto já foi concluída a drenagem e delimitação da ciclovia. Também foi finalizada a base da malha cicloviária em frente ao prédio dos tijolinhos. Os recuos nas calçadas em frente ao Hortifruti estão sendo terminados.

Segundo o Executivo, o local terá também uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica, além de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida.

“Além de um novo paisagismo, deixando a região mais arborizada, vamos ter melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres. Grande conquista para a mobilidade de Niterói, que vem recebendo o maior volume de investimentos de sua história”, disse em nota a prefeitura.

Para o morador da área, Carlos Henrique Gomes Rabello, o espaço está ficando bonito.

“No trecho passa bastante gente que há anos dependia de uma revitalização como essa e isso está acontecendo e agora vai proporcionar um local mais agradável ainda”, disse.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade disse que a obra continua sendo executada em etapas para minimizar o impacto na mobilidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, as intervenções estão sendo realizadas na parte viária, com o alargamento da pista e a implantação da ciclovia e das calçadas dentro das normas de acessibilidade, no sentido Centro-Icaraí. Em seguida, será executado o mesmo procedimento no sentido contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *