Busto do Feliciano Sodré continua ‘desaparecido’ em Niterói

Na Praça Renascença, no Centro de Niterói, o busto do Feliciano Sodré não estão mais no lugar de origem desde a década de 1990. Apenas o pedestal que sustentava a escultura continua no lugar. Até mesmo as letras que formavam o escrito: “A Feliciano Sodré, homenagem da Cidade de Nictheroy – 1928”, foram arrancadas. Uma chapa que ficava em um dos lados também foi arrancada.

A praça que fica no entorno do grande pedestal está bem cuidada e ornamentada mas o objeto histórico não tem o paradeiro encontrado. Em 27 de setembro de 2003 A TRIBUNA noticiou o sumiço dessa estátua que na época vinha sendo degradada. Na época a prefeitura informou que a estátua não havia sido furtada e sim retirada para reparos.

Já em 2018 a administração pública explicou que o Departamento de Preservação do Acervo Cultural (Depac) iria fazer um levantamento da situação dos locais e monumentos que desapareceram. Mas o relatório ainda não foi divulgado na época. Questionada novamente sobre o assunto a Prefeitura de Niterói não se manifestou até o fechamento dessa edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + nove =