Brasil enfrenta hoje a Colômbia pela Copa América 2021

Nesta quarta-feira (23), o Brasil enfrenta a Colômbia pela quarta rodada da Copa América 2021. A bola rola às 21h (horário de Brasília) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

Líder do Grupo B, o Brasil já está classificado para as quartas de final da Copa América. Foram duas vitórias em dois jogos. Em caso de novo triunfo, a Seleção pode até mesmo garantir a primeira posição no grupo, dependendo de uma combinação de resultados (o Peru não pode vencer).

Mas a partida não deve ser nada fácil para o Brasil. Quem garante isso é o próprio técnico da Seleção Brasileira, Tite, que conhece bem as qualidades da Colômbia.

“A Colômbia tem um grau de qualificação muito grande, com opções próprias. Vai ser um grande jogo. A gente tem que merecer vencer, mas tem que merecer mais do que o outro, porque o outro também tem merecimento, também tem trabalho, também tem qualidade”, ressaltou o treinador da Seleção Brasileira, Tite.

O equilíbrio entre as duas seleções pode ser comprovado pelo retrospecto recente do confronto. Sob o comando de Tite, a Seleção Brasileira enfrentou a Colômbia em quatro oportunidades: foram duas vitórias e dois empates, dados que reforçam a promessa de equilíbrio para o jogo desta quarta-feira. Além disso, há mais de 24 anos uma partida entre Brasil e Colômbia não termina com uma diferença maior de dois gols para qualquer um dos lados. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0 pela Copa América de 1997.

No último encontro entre as duas seleções, Brasil e Colômbia ficaram no empate por 2 a 2, em setembro de 2019. No Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), Neymar Jr. e Casemiro marcaram os gols da Seleção, enquanto Muriel, duas vezes, balançou as redes para a Colômbia.

A Colômbia também é o último adversário sul-americano que o Brasil enfrentou em uma Copa do Mundo FIFA. Pelas quartas de final do Mundial de 2014, a Seleção Brasileira venceu por 2 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza. Os gols da partida foram marcados por Thiago Silva e David Luiz (de falta).

Este será o 11º confronto entre Brasil e Colômbia na história da Copa América. A última vez em que os dois se enfrentaram, os colombianos levaram a melhor. Em 2015, na Copa América do Chile, os Cafeteros derrotaram a Seleção Brasileira por 1 a 0. No total, são dez jogos pela competição, com sete vitórias do Brasil, um empate e duas derrotas.

Em busca da décima Copa América de sua história, a Seleção Brasileira tem outro objetivo envolvendo o número dez. No confronto desta quarta-feira (22), contra a Colômbia, o Brasil pode chegar à sua décima vitória consecutiva, que seria a melhor sequência da Seleção sob o comando do técnico Tite.

Atualmente, são nove vitórias nos últimos nove jogos. A sequência, que vem desde novembro de 2019, contempla triunfos contra Coreia do Sul, Bolívia, Peru (duas vezes), Venezuela (duas vezes), Uruguai, Equador e Paraguai.  A sequência atual da Seleção Brasileira repete a melhor marca da equipe com Tite. A Seleção venceu os primeiros nove jogos sob o comando do técnico, mas não conseguiu a décima vitória. Em jogo preparatório contra a Argentina, em Melbourne, na Austrália, o Brasil perdeu por 1 a 0 e não conseguiu emplacar o seu triunfo de número dez.

Desta vez, no entanto, a história pode ser diferente. Tudo dependerá do que acontecer no jogo desta quarta-feira no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.