Bolsonaro quer desobrigar uso de máscaras para vacinados

Durante discurso realizado nesta quinta (10) em Brasília, o presidente da República Jair Bolsonaro afirmou que o Marcelo Queiroga, ministro da saúde, vai publicar um parecer liberando os vacinados do uso de máscara de proteção.

Provocando os jornalistas presente no início da fala, ele se referiu de forma irônica ao ministro e disse que a medida também é para quem já foi contaminado pela Covid-19.

“Por coincidência, olha a matéria para a imprensa, acabei de conversar com um tal de Queiroga. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem sua utilidade, para quem está infectado”, declarou Bolsonaro.

A medida vai em sentido contrário ao que é defendido pela maioria da comunidade científica, que segue afirmando ser necessário o uso de máscaras até para quem se vacinou pelo fato de que não se ter um consenso sobre a possibilidade de transmissão da Covid-19 por pessoas imunizadas. Além disso, os especialistas afirmam também que quem já teve o coronavírus precisa usar máscara para evitar transmissões e porque não se sabe por quanto tempo os anticorpos permanecem no corpo humano.

Posteriormente, durante live feita nas redes sociais, o presidente mudou o discurso em partes ao afirmar que o ministro da Saúde se comprometeu a realizar um estudo sobre o tema. Mesmo assim, voltou a dizer que existe uma opressão pelo uso das máscaras e criticou as multas aplicadas sobre aqueles que não se protegem da Covid-19.

“É o que eu falei pro Queiroga agora. Eu não impus nada para ele, se bem que eu tenho também que dar minhas peruadas ali, no bom sentido. É possível a Saúde apresentar um estudo da desobrigatoriedade da máscara para quem já foi vacinado ou para quem já foi contaminado e curado, poxa? Ele falou é possível, é possível”, disse Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − nove =