Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

Raquel Morais –

A partir de janeiro os boletos bancários vencidos poderão ser pagos em qualquer unidade bancária ou canal de atendimento: internet, caixa automático, loteria, e aplicativo por exemplo. O projeto de lei 3.139/17 tramitou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por algumas vezes e finalmente foi aprovado em segunda discussão. Segundo nota, por ter recebido emendas, o texto ainda precisa ser votado em redação final pela Casa, mas niteroienses já comemoraram a normativa.

O projeto de lei é do deputado Gustavo Tutuca (MDB) e, segundo a Alerj, a agência bancária deverá fazer o cálculo da multa e dos juros devidos pelo consumidor caso o pagamento seja feito após a data de vencimento. Em caso de descumprimento, a instituição bancária poderá arcar com penalidades previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Não há justificativa para que o consumidor tenha que enfrentar enormes filas e perder tempo se ele poderia pagar o boleto bancário em qualquer canal de atendimento dos bancos”, justificou o parlamentar.

A secretária Júlia Santos, de 24 anos, gostou da novidade.

“Muitas vezes eu uso meu horário de almoço para ir no banco pagar uma conta que venceu e não consigo pagar na lotérica. Essa mudança será maravilhosa e vai ajudar muita gente que precisa otimizar o tempo. Acaba que vai diminuir a fila do banco também e distribuir melhor esses pagamentos. Todo mundo vai sair ganhando, os funcionários dos estabelecimentos e os clientes que querem pagar”, resumiu a moradora do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =