Bloco Quizomba chega a Niterói e abre inscrições para iniciantes na oficina de percussão

A Folia dos Blocos de Rua do Rio está fazendo a rota contrária e, agora, atraca em Niterói. O Bloco Quizomba, há 17 anos como referência no carnaval carioca, acaba de aportar na cidade com sua Oficina de Percussão para o Carnaval de 2018. As aulas acontecerão na Boate Casa, todas as segundas, das 19h30min às 21h30min, desse mês até fevereiro/2018.

De acordo com André Schmidt, idealizador e diretor do Bloco, o objetivo do Quizomba é apostar no sonho de que todo mundo pode ser tornar um ritmista e ser protagonista do seu Carnaval. “Chegar a Niterói era um sonho antigo. Sou do Rio, mas estudei na UFF e tenho um carinho especial pela cidade, onde tenho amigos muito queridos. Niterói é um grande celeiro de músicos, com excelente qualidade de vida e uma população interessada em consumir cultura”, contou.

Os novos alunos não precisam ter conhecimentos musicais para ingressar no curso. E, em Niterói, a ideia é incentivar também os músicos da cidade e o engajamento que os niteroienses têm com a música e o Carnaval.

Entre os oito professores do curso, um é um músico nativo de Niterói e integrante do bloco Quizomba: Tito Vianna, professor de agogô e cantor do bloco. Ao fim do período de dez meses, todos os integrantes passam a fazer parte da “A Magnética”, nome dado à bateria do bloco, e participam dos eventos e shows pré-carnavalescos e do tradicional desfile de carnaval do Quizomba.

A oficina trabalha com os principais instrumentos das escolas de samba, que são os surdos (1a, 2a e 3a) caixa, repique, tamborim, chocalho e agogô. Professores especializados em cada instrumento auxiliam no aprendizado. Os alunos aprendem ritmos brasileiros, como samba, marchinha, funk, pop rock, afoxé, quadrilha e maculelê, bases para o repertório musical eclético do bloco, que reúne, além dos sambas e marchinhas tradicionais, canções de sucesso de grandes artistas e grupos como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Alceu Valença, O Rappa, Nirvana, Paralamas, Titãs, entre outros.

O Quizomba utiliza “O Passo”, criado e desenvolvido pelo professor e músico Lucas Ciavatta, como método de ensino musical. A metodologia facilita a compreensão de conceitos básicos, criando uma base sólida no aprendizado e na comunicação musical entre aluno e professor.

As inscrições podem ser feitas pelo link de inscrição na fanpage do Quizomba no Facebook e pelo e-mail oficinas@quizomba.com.br, com o envio do nome completo e telefone. As vagas são limitadas.

A mensalidade custa R$ 220 e a classificação etária é de 14 anos. A Boate Casa fica na Rua Mariz e Barros, 397 no Jardim Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =