Geovanne Mendes -
Uma data de descontos que podem chegar a 80% ganham as vitrines de todo o país e pensar que tudo isso começou lá atrás, nos Estados Unidos. No Brasil, a Black Friday, ou Sexta Feira Negra começou a ser aderida pelos empresários e cultuada pelos consumidores a partir de 2010, apesar de muitos questionarem se realmente os descontos são reais ou fictícios. Prova disso é que o Procon vem realizando diversas pesquisas de tomada de preços dias antes do evento para confirmar se os descontos oferecidos são ou não reais. Os números mostram que, no ano passado, a Black Friday teve um crescimento nominal de 8,7% em comparação com 2015, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Em Niterói, esta sexta-feira (24) promete movimentar lojas de ruas, em shoppings e centros comerciais. Até a indústria farmacêutica aderiu a ideia e drogarias e farmácias do Centro da cidade já estão decoradas e com vitrines exibindo descontos entre 50% a 80%.
Eu acho muito boa essa moda do Black Friday. Primeiro é a sensação de que o fim do ano já chegou, outra coisa boa é aproveitar e comprar presentes para o Natal com bons descontos. Eu mesmo vou comprar um televisor de 40 polegadas, que custa R$ 3.067,34 e com o desconto vou pagar R$ 2.299,00, ou seja, uma economia de 26%, contou Márcio Manhães, de 37 anos.
Eu vou aproveitar a Black Friday para comprar camisas de uma marca famosa, que geralmente são caras, mas no site da loja hoje estarão com descontos de até 60% de desconto. Por exemplo, a blusa que eu quero custa R$ 289 e com a promoção sairá por R$ 116. Pobre tem que aproveitar essas promoções, comemorou o advogado Paulo Henrique Magalhães, de 33 anos.
Como no Brasil tudo se adapta, muitos comerciantes estenderão a Black Friday e alguns já mudaram o nome da promoção aderindo o Week, semana em inglês. De hoje a domingo, o Plaza Shopping Niterói promoverá a sua campanha de Black Friday, com descontos de até 70%. O Bay Market, no Centro, também aderiu à campanha de preços baixos de hoje até o domingo. A redução também pode chegar a 70%. Hoje, o empreendimento funcionará em horário especial: das 8h às 22h. Amanhã o horário será das 10h até às 22h e no domingo funcionará das 12h até às 21h.
O Niterói Shopping terá ações independentes das lojas e não haverá ampliação do horário.
No comércio de Niterói, o aumento no volume de vendas pode chegar a 2% quando comparado ao ano passado, dependendo dos descontos e condições de pagamento oferecidos em cada produto. Vale dizer que de um modo geral o consumidor vem estando muito mais atento com relação às promoções nesse período, devido a experiências negativas ocorridas Brasil afora, e que acabaram afetando a imagem da Black Friday em nosso país, ressaltou o presidente do Sindilojas de Niterói Charbel Tauil.