Bienal do Livro no Riocentro vai abrir nesta sexta-feira e espera 300 mil visitantes em nove dias de evento

A vigésima Bienal do Livro, maior evento literário da América Latina, vai ser aberta nesta sexta-feira (03-12) em dois pavilhões do Riocentro, na Zona Oeste. O evento termina no dia 8 de dezembro.

Ao todo, 160 expositores irão ocupar um espaço de 100 mil metros quadrados – por conta das medidas de segurança, metade dessa área será montada nas partes externas do Riocentro.

A expectativa é que, nesta edição, o encontro literário receba um público de 300 mil visitantes – metade da quantidade recebida pela Bienal mais recente, realizada em 2019.

Além da redução de público, o protocolo de segurança do evento também estabeleceu outras normas para o público e participantes como utilização obrigatória de máscaras, apresentação de comprovante de vacinação para pessoas com mais de 12 anos, visitação em dois turnos, totens com álcool em gel espalhados pelo Riocentro e avenidas internas mais largas para aumentar o distanciamento entre os visitantes.

A apresentação dos escritores convidados também vai se adaptar às condições impostas pelo protocolo. Parte deles participará de forma virtual.

Na lista de autores, nomes como o português Valter Hugo Mãe, a escritora argentina e especialista em literatura fantástica Mariana Enriquez, os americanos Matt Ruff, Beverly Jenkins, Julia Quinn e Josh Mallerman e talvez o maior nome dos mangás de horror, Junjo Ito.

Como representantes da literatura nacional, estarão no evento Raphael Montes, Nei Lopes, Thalita Rebouças, Luiz Antônio Simas, Tati Bernardi, Conceição Evaristo, Itamar Vieira e Eliane Brum.

A venda de ingressos é feita pelo site https://bienaldolivro.com.br/ 

O evento abre as inscrições para o seu tradicional projeto de Visitação Escolar. A iniciativa tem como objetivo aproximar crianças e jovens do universo dos livros, estimulando a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico.

Nesta edição, serão 80 mil vagas disponíveis, sendo metade delas reservadas para alunos da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME). A iniciativa é destinada exclusivamente aos estudantes e seus acompanhantes das unidades de ensino. Os grupos contemplados terão seis dias especialmente reservados e com benefícios diferenciados para uma visita mais confortável.

As inscrições para a Visitação Escolar serão feitas através do site da Bienal do Livro (www.bienaldolivro.com.br) e tem vagas limitadas. Os ingressos dos alunos também devem ser adquiridos antecipadamente pelo site, no valor de R$ 20 (meia entrada).

É preciso informar o endereço completo da escola com CEP e o CNPJ ou Designação. A Bienal recomenda que a instituição de ensino destaque quatro professores e/ou responsáveis para cada grupo de 40 alunos, no acompanhamento à visita. 

Os demais professores terão acesso gratuito. Basta realizar o credenciamento e apresentar a documentação necessária. Os ônibus terão uma área de estacionamento reservada no Riocentro (valor: R$ 95)

Para mais informações sobre a Visitação Escolar, a organização da Bienal atende pelos números (21) 2441 9180; (21) 2441 9181; (21) 99174-6917 ou pelos e-mails: visitacaoescolar1.bienal@glbr.com.br  e visitacaoescolar3.bienal@glbr.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.