Beleza à espera de conservação

Raquel Morais –

Paredes com infiltrações, banheiros trancados, cupim em alguns móveis e falta de segurança. Esses são alguns dos problemas denunciados por frequentadores do Teatro Popular Oscar Niemeyer, parte do Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. Por trás da magnitude do projeto do arquiteto mais conhecido do Brasil, o desgaste da obra atrapalha até mesmo quem trabalha no local.

Na parede externa do Teatro, que fica em direção à construção da Nova Catedral, é possível notar várias infiltrações. “Está tudo verde de umidade e ainda tem algumas partes internas, como salas e o próprio teatro, que acabam descascando de tanta umidade. Sem contar o problema crônico do cupim, que está se alastrando em móveis do setor”, comentou uma pessoa que preferiu não se identificar. No lado oposto, em frente à lanchonete, uma grande marca de infiltração marrom também chama atenção de quem passa pelo espaço.

Outra reclamação por parte de frequentadores do espaço é que comumente, principalmente nos finais de semana, os banheiros ficam trancados. O local é muito usado por quem anda de patins e bicicleta, que ficam sem poder entrar nos sanitários masculino e feminino. Também na direção do palco externo alguns refletores estão quebrados. Os buracos no chão chegam a virar pequenas lixeiras, com restos de pacotes de biscoitos, balas e latas de bebidas.

O casal de estudantes Lucas Dias, de 18 anos, e Paula Almeida, de 17, estavam admirando a vista do Caminho Niemeyer na manhã de ontem, mas apontaram a insegurança do local. “Entramos naturalmente sem sermos abordados mas poderiam ter pedido pelo menos uma identidade. Acaba que o espaço é muito grande e realmente pouco se vê de segurança circulando”, pontuou.

No hall da entrada do teatro, no segundo piso, algumas placas do chão estão cedendo e chegam a fazer barulho quando são pisadas, além de em dias de forte chuva o espaço ficar alagado.

A Prefeitura de Niterói, que administra o espaço, garantiu que o Teatro Popular Oscar Niemeyer passa por constante processo de manutenção, higienização e limpeza. A dedetização está em dia. A direção do teatro, contudo, vai averiguar as reclamações e tomar as devidas providências.

One thought on “Beleza à espera de conservação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =