Batalhão de Niterói é o sexto em apreensão de fuzis

Augusto Aguiar –

No ranking de apreensão de fuzis no Estado, divulgado pela Polícia Militar, entre janeiro e 16 de setembro desse ano o 12º BPM (Niterói) ocupa a sexta posição na operacionalidade, com 14 fuzis apreendidos no período. O batalhão da cidade foi superado pelo Batalhão de Irajá (41º BPM), 45 fuzis; Batalhão de Operações Especiais (Bope), 36 fuzis; Batalhão de Olaria (16º BPM), 35 fuzis; Batalhão de Ações com Cães (BAC), 24 fuzis; e Batalhão de Bangu (14º BPM), 20 fuzis. No levantamento anterior, o 12º BPM ocupava a nona posição, com apreensão de quatro fuzis.

O 7º Batalhão (São Gonçalo) ocupa a 14ª posição no mesmo ranking, com quatro fuzis apreendidos, e o 35º BPM (Itaboraí), a 24ª posição, com um fuzil apreendido. A totalização de fuzis apreendidos no estado foi de 279. De acordo com uma projeção, que deve se confirmar, os números vão superar a estatística do ano passado, já que no fim de 2016 a polícia havia registrado 300 armas do tipo apreendidas. Antes do fim do primeiro semestre já haviam sido registrados 158 fuzis apreendidos no estado.

No dia 4 de agosto, por exemplo, de acordo com avaliação policial, cerca de R$ 500 mil em armamento foram apreendidos durante uma ação conjunta das polícias Civil (76ª DP/Centro) e Militar na Zona Norte de Niterói, quando uma remessa de sete fuzis, quatro pistolas, uma escopeta e dezenas de carregadores foram encontrados escondidos em um carro no estacionamento de um condomínio no Barreto. Em sua maioria, os fuzis tinham a inscrição “ADA Sabão”. A Polícia chegou ao arsenal depois de uma denúncia anônima. Essa apreensão elevou a performance do 12º BPM no ranking de apreensões. Havia suspeita de que as armas apreendidas seriam alugadas para outros criminosos. Cada fuzil foi avaliado em cerca de R$ 60 mil.

Em dez anos, entre 2007 e 2017, perto de três mil fuzis foram apreendidos no Estado e os números não param de crescer, sobretudo nos últimos seis anos. De acordo com expectativas de especialistas, ao final do desse ano deve ficar estabelecido um novo recorde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 3 =