Batalhão de Niterói completa os 55 anos com história e muita bravura

Augusto Aguiar –

O 12º Batalhão da Polícia Miltitar (Niterói) abriu seus portões, na manhã desta segunda-feira (27), para vários eventos que marcaram o 55º aniversário da unidade, que recebeu a visita de várias autoridades, entre elas do eixo Niterói-Maricá, municípios de sua área de abrangência. Na programação de aniversário foi celebrado um Culto Ecumênico, seguido de formatura e agraciamento de policiais que mais se destacaram durante o ano. Logo depois, a bola rolou com a final do Torneio de Futebol das Companhias do Batalhão. A programação foi encerrada solenidade e almoço de confraternização.

No último dia 8 de novembro, o atual comandante da unidade, coronel Márcio Rocha, completou um ano à frente da tropa, em substituição coronel Fernando Salema (atualmente à frente do Comando de Policiamento Especial/CPE). O 12º BPM tem concentrado o combate à violência na cidade de Niterói em várias frentes, contra os roubos a transeuntes, de veículo e contra o tráfico, que há mais de um ano vem sendo destaque (negativo) segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) no município. Várias iniciativas vêm sendo implementadas, com objetivo aumentar o número de policiais nas ruas e consequentemente de maior sensação de segurança, como a utilização do Proeis e o lançamento do Programa Niterói Mais Segura, agregando reservistas contratados.

O 12º BPM foi criado pelo Decreto Lei nº. 5094 de 27 de novembro de 1962, sendo implantado no antigo Quartel General da Polícia Militar Fluminense (atual sede do 4º CPA), com a denominação de 5º Batalhão de Polícia. O primeiro comandante da unidade foi o coronel PM Armínio de Souza Pinto. Posteriormente a sua sede transferida para a Rua Desidério de Oliveira, e em 15 de abril de 1966 foi definitivamente instalada na Avenida Jansen de Melo. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara houve a renumeração dos batalhões existentes, cabendo, pela ordem de criação, a classificação de 12º BPM para esta unidade. Até o mês de maio de 1984 a cobertura da unidade se estendia até a Região dos Lagos, que atualmente é servida pelo 25º BPM (Cabo Frio). Hoje, o 12º BPM é responsável pelo policiamento das cidades de Niterói e Maricá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 1 =