Batalhão de Niterói celebra queda na criminalidade

Karoline Martins

O 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói) comemora os índices positivos alcançados no mês de outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com o comandante da unidade, o coronel Sylvio Guerra, o delito mais bem combatido informado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) foi o de roubo a coletivos com uma queda de 50% nos índices. Em segundo lugar nos saldos positivos vem uma redução de 48% nos índices de ocorrências do crime de roubo a pedestres e diminuição de roubos de rua em 47%. Aliviados pelas reduções das criminalidades citadas, moradores da cidade esperam agora pela diminuição de constantes furtos em suas variáveis tipificações.

“É um trabalho que vem sendo feito desde o ano de 2019. O trabalho está sendo feito através de um acompanhamento diário. De onde é que acontece a criminalidade, então nós fazemos esse trabalho diariamente. A gente vai modificando de acordo com o que é analisado por nós em matéria de crime. Os números dentro da determinação do ISP, dentro de uma matemática que eles fazem, vão sendo estipulados por eles para que a gente alcance esses números ou até mesmo os diminuam. Trabalhar em cima e se passar deles investigar as falhas. O batalhão sempre está de olho nos números para superá-los e a gente faz isso desde janeiro de 2019. Se a gente está fazendo o trabalho direitinho e nós estamos porque os números sempre reduzem”, enfatizou Guerra.

O 12º Batalhão também alcançou resultados positivos no combate aos crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte, conseguindo reduzir estes índices em 44% em comparação mensal entre outubro de 2019 e o mês de outubro de 2020. Roubos a estabelecimentos comerciais, ainda de acordo com dados do ISP divulgados pelo comando do 12º Batalhão, tiveram queda de 25% em análise de igual período. Roubo a veículos tiveram queda de 13%.

Furtos

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), entre o período de janeiro a setembro de 2019 e o mesmo período de 2020, houve uma redução de 26.3% no número total de ocorrências de furtos na área sob responsabilidade do 12º Batalhão (Niterói e Maricá). A comparação total deste tipo de crime feita entre setembro de 2019 e setembro de 2020 na mesma área teve uma redução de 4,8%.

Os índices de furtos tem seu maior número de registros feitos em Niterói na área de circunscrição da 78ª DP (Fonseca), com uma diminuição de 7.2% ou menos 57 registros no período comparativo de janeiro a setembro de 2020 e janeiro a setembro de 2019. Já se comparado o mês de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, os registros da unidade saltam de 61 para 135. Um aumento de 121.3% ou 74 registros a mais.

Já a delegacia com o menor número de registros totais de furto entre setembro de 2019 e este ano foi a 77ª DP (Icaraí) com 1.003 registros em 2019 e 603 em 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 5 =