Barcas e menos impostos na pauta dos candidatos a governador

Anderson Carvalho –

No segundo dia da terceira semana de campanha, os candidatos a governador apresentaram propostas para o transporte aquaviário, reforma tributária, recuperação dos hospitais estaduais e educação em suas andanças pelos municípios fluminenses. O candidato do PSC, Wilson Witzel, fez corpo a corpo de manhã em frente à Estação Araribóia e no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói.

O candidato do PSC afirmou que, se eleito, vai tirar do papel o projeto de uma linha de barcas para atender São Gonçalo, ligando o município não só ao Rio de Janeiro, como também à Ilha do Governador, Magé e Paquetá. Segundo ele, para que a proposta vire realidade é necessário um novo modelo de concessão.

“O atual modelo econômico de concessão, de 20 anos, não é atrativo e por isso as concessionárias repassam os custos para os usuários. Tudo fica mais caro. Nossa proposta é criar uma concessão de 35 anos, renováveis por mais 35, e com isso conseguir atrair investimentos internacionais e oferecer um serviço mais barato à população”, prometeu. Depois, ele seguiu para Alcântara e a Praça Zé Garoto, em São Gonçalo. Hoje, às 8h, ele tem café da manhã e corpo a corpo no Méier, no Rio; às 10h, visita à Cidade da Polícia, no Jacarezinho e às 15h, sessão solene pela Semana da Pátria, no Clube Naval do Rio de Janeiro, no Centro.

Pedro Fernandes (PT) visitou comerciantes da Saara, no Centro do Rio. “Bacana essa caminhada aqui na Saara onde pude conversar com muitos comerciantes. A gente vai encaminhar para a Assembleia Legislativa uma proposta para reduzir os impostos de energia elétrica e na tarifa da água que são muito caras para o pequeno empresário. A partir daí, reaquecer a economia e gerar empregos”, prometeu o pedetista, que depois, se reuniu com comerciantes no bairro de Vista Alegre, no Rio. Hoje, às 10h, ele estará em Macuco; às 11h30min, em Cantagalo; 13h, em Cordeiro; 15h, Duas Barras; 16h30min, Bom Jardim e às 19h, em Nova Friburgo.

Eduardo Paes (DEM) defendeu a recuperação de hospitais públicos e reabertura de leitos durante vista ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel.

“Temos que reabrir leitos no Estado. Aqui tem leito. Na Baixada Fluminense tem alternativas de leitos que estão fechadas. Ou seja, você pode melhorar muito a Saúde sem a necessidade de construção de novos hospitais. À tarde, ele ministrou palestra na Associação Comercial do Rio, no Centro, além de caminhadas na Baixada. Hoje, às 9h, ele irá a Bacaxá (Saquarema); às 11h, em Iguaba Grande; 12h, São Pedro da Aldeia; 16h30min, Arraial do Cabo e às 18h, Cabo Frio.

Marcelo Trindade (Novo) afirmou que a queda do Rio no ranking do Ideb é tragédia também anunciada. Ele panfletou nas ruas do Méier e fez corpo a corpo no calçadão de Madureira. “O Rio caiu do quarto para o décimo lugar. Tínhamos conseguido subir, mas não atingimos as metas e caímos. Isso é uma tragédia igualmente anunciada”, avaliou Trindade, que tem a Educação como um dos pilares do seu plano de governo, assim como Segurança e Saúde. Hoje, às 9h30min, irá a Guapimirim e às 11h30min, em Teresópolis.

Índio da Costa (PSD) participou de reunião na Câmara dos Deputados com a bancada fluminense para tratar de ações de recuperação do Museu Nacional, no Rio. De tarde, participou de sessão plenária na Casa. Hoje, às 9h30min, faz caminhada no Méier e às 12h30min, no Leblon e em Ipanema.

Anthony Garotinho (PRP) fez caminhada na Rocinha, no Rio, onde prometeu retomar os programas sociais como o Jovens pela Paz, que beneficiavam muita gente na comunidade. Não divulgou agenda de hoje. Tarcísio Motta (PSOL) panfletou em frente ao metrô Saens Peña. Hoje, às 11h30min, participa de sabatina na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Romário (Podemos) se encontrou com a chefe do escritório da Unicef no Rio, Luciana Phebo, a quem apresentou propostas para a infância e adolescência. À tarde, gravou programa eleitoral. Hoje, às 10h, visita o Parque União e às 11h30min, tem corpo a corpo em Bonsucesso. Márcia Tiburi (PT) se encontrou com representantes da área cultural na Fundição Progresso, no Rio. Não divulgou agenda de hoje.

Os demais candidatos não divulgaram agenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + sete =