Barca Itacoatiara pode operar em breve

Falta apenas o processo de homologação junto à Capitania dos Portos para, finalmente, a embarcação Itacoatiara entrar em operação fazendo o trajeto Niterói x Praça XV. A barca chegou a Niterói em novembro de 2015 e desde então estava atracada na Estação Arariboia esperando funcionamento. A definição da data de início da operação ocorrerá após a homologação. No momento, a embarcação está passando por uma nova vistoria do fabricante chinês. O novo catamarã Itacoatiara tem capacidade para até duas mil pessoas e conta com sistema de ar-condicionado, acessibilidade plena e espaço para cadeirantes, bicicletários, 18 banheiros, sistema de TV e duas proas.

A CCR Barcas informou que o catamarã ainda não foi entregue à concessionária. Para que a embarcação entre em operação, é necessário o cumprimento de outras etapas também como: Entrega da embarcação do Estaleiro AFAI (Estaleiro chinês responsável pela construção) ao Governo do Estado; Adequação dos itens de segurança da embarcação às normas brasileiras; Teste de mar; Entrega da embarcação à CCR Barcas pela Secretaria de Estado de Transportes.

Em paralelo, a Concessionária segue treinando as equipes de manutenção e tripulação para operarem a nova embarcação. A Concessionária também segue trabalhando na expansão da Estação Praça Arariboia, em Niterói, no entanto, ainda não há previsão de conclusão.

A população tem pressa na entrega da nova barca. O aposentado Jorge Moura, 75 anos, usa o transporte semanalmente. Ele reclama muito de longas filas e embarcações lotadas.

“Eu acho que é muito demorado. Muitas vezes a barca ainda está chegando e a gente fica amontoado no hall. A área para entrada de idoso também está sempre lotada. O horário da manhã é o pior”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =