Banco do Brasil renegocia dívidas por WhatsApp
Um assistente virtual está disponível desde agosto/2020 fazendo renegociação de dívidas com clientes do Banco do Brasil. Em quase cinco meses de funcionamento já foram feitos R$ 40 milhões em renegociação. O serviço está disponível para clientes com pagamentos em atraso.
O uso da inteligência artificial é uma solução inédita no sistema financeiro nacional. Segundo o BB, cerca de 4,5 mil acordos de clientes pessoas físicas foram firmados exclusivamente com o assistente virtual.
A ferramenta permite renegociações de até R$ 1 milhão, que levam, em média, quatro minutos para serem concluídas. Os usuários que mais procuraram o serviço até agora são mulheres entre 18 e 29 anos.
Para ativar a comunicação com o Banco do Brasil pelo Whatsapp, o cliente deve salvar o número (61) 4004-0001 no celular e entrar em contato com a instituição. Para pedir a renegociação de dívidas, basta conversar com o assistente virtual ou enviar a palavra #renegocie.
O próprio sistema de inteligência artificial identifica as ofertas de renegociação disponíveis para o cliente. Ao escolher uma delas, o negócio é automaticamente fechado, com o boleto enviado pelo próprio Whatsapp. Durante o processo, há a opção de pedir para conversar com um atendente.
Para fazer uso da solução, o dispositivo móvel do cliente deve estar liberado para transações pelo WhatsApp. A ferramenta também permite o cancelamento de acordo realizado, a emissão de segunda via de boleto de renegociação e a liquidação antecipada de acordos.