Balão de quase 30 metros é apreendido em Itacoatiara

Somente no domingo três grandes balões foram apreendidos por agentes de segurança de Niterói e por guardas municipais. No domingo de manhã (10) um balão de quase 30 metros foi apreendido no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), no trecho que fica em Itacoatiara, na Região Oceânica; e também em Camboinhas foi recuperado o segundo balão na mesma região. Já de tarde outro artefato foi apreendido por militares do Niterói Presente em São Francisco.

O primeiro caso, uma equipe da Guarda Municipal do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) apreendeu um balão de quase 30 metros na trilha do Alto Mourão, em Itacoatiara. O grande balão foi encontrado de manhã e chamou atenção para o perigo dessa atividade.

Também na manhã de domingo, policiais militares da Operação Niterói Presente recuperaram o segundo balão na Rua Dr. Geraldo de Melo Ourivio, próximo ao número 897, em Camboinhas, também na Região Oceânica. A queda do balão foi filmada por pessoas que estavam no local e as filmagens mostraram muitos baloeiros a pé e em veículos que estavam tentando pegar o balão. O caso foi registrado na 81ªDP (Itaipu).

Na parte da tarde do próprio domingo o terceiro balão foi apreendido também pelos militares da Operação Niterói Presente, que estavam em patrulhamento quando viram o balão caindo pela Avenida Presidente Roosevelt em São Francisco. Eles começaram a seguir o balão e viram mais baloeiros correndo em direção ao artefato. O caso foi registrado na 79ª DP (Jurujuba) e o balão foi apreendido.

O clima seco, ausência de chuva e alta temperatura já são índices que propiciam as queimadas, e a queda de um balão pode gerar um incêndio de proporções ainda maiores. Soltar balão é crime previsto na Lei 9.605/98 além de fabricar e vender, passível de detenção e/ou multa.

O último grande balão apreendido em Niterói foi no dia 29 de novembro, no Centro. O artefato media cerca de 25 metros e foi pego por agentes do Programa Niterói Presente após ele cair no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart. O balão também tinha uma bandeira pendurada de cerca de 30 metros e foi seguido por baloeiros de moto, que ao perceberem o local de grande movimento e a presença dos agentes desistiram de recuperá-lo. O balão foi levado para a 76ª DP (Centro) e uma ocorrência foi registrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − nove =