BAC apreendeu quatro toneladas de drogas

O Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreendeu cerca de quatro toneladas de drogas somente este ano. O intenso treinamento realizado no batalhão é responsável pelos números expressivos. Em 2016, foram nove toneladas. Desde quando o batalhão foi criado, em 2011, os cães ajudaram a tirar das ruas mais de 30 toneladas de drogas.

O BAC conta hoje com 219 policiais e 70 cães das raças pastor alemão e holandês, belga de malinois, rottweiler e labrador. A preparação dos animais é dividida em quatro fases: adestramento, treino físico, memorização e busca dos odores. A rotina dos cachorros não é fixa, e sempre é reservado um tempo para o descanso. Geralmente, eles têm um dia de folga, um de treinamento e um de operação. Além disso, os cães são escalados em sistema de rodízio.

‘Este número é resultado do treinamento realizado no BAC, como preparação de novos cães e capacitação dos policiais que atuam com eles. Infelizmente, as drogas estão presentes nas diversas comunidades cariocas, na maioria das vezes provenientes de outros estados e até países. Estamos fazendo a nossa parte, porém, a Segurança Pública é direito e responsabilidade de todos. Contamos com a ajuda dos outros órgãos e também com a população, que pode nos ajudar denunciando os esconderijos de criminosos, bem como o local onde essas drogas são armazenadas’, afirmou o primeiro-tenente do BAC, Felipe da Silva Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =