Axel Grael anuncia barreira em novas praias no fim de semana

O prefeito Axel Grael iniciou a tradicional live de quinta-feira falando sobre o trabalho que Niterói tem feito para conter os avanços da Covid-19 e falou sobre as medidas para conter a aglomeração nas praias durante o fim de semana.

“Essa semana começamos a vacinação contra a covid-19. Recebemos 11.620 doses, que é um número baixo para ao que a cidade precisa, mas isso permite iniciar a imunização. Dando prioridade aos profissionais que trabalham na linha de frente contra a doença e os idosos que vivem nas instituições”.

O secretário de saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre a classificação da cidade em relação ao nível de contaminação.

“Seguimos estável. Nosso indicador síntese esrtá em 7,25.Nós permanecemos no sinal amarelo nível II. A nossa taxa de ocupação, tanto nos leitos públicos como privados, segue abaixando”, disse.

Rodrigo relembrou que o processo de vacinação foi iniciado na cidade na terça-feira (19). E que, com a baixa quantidade de doses que os municípios estão recebendo,a prioridade inicial são os profissionais de saúde e os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanencia (ILP).

“Não é necessário levar esses idosos a nenhum local. Nós montamos equipes que estão indo até as instituições vacinar esses idosos. Essas equipes também estão indo em cada unidade pública, privada, municipais, estaduais e federais, para realizar essa imunização”.

O secretário informou que na última quarta-feira (20), aproximadamente mil pessoas foram vacinadas e que a cidade vai instituir o Vacinômetro.

“Todos os dias pela manhã, nas redes sociais da prefeitura, será informado o número de vacinas aplicadas no dia anterior e o número total de vacinas aplicadas desde o início da campanha”.

Mais praias com barreiras em Niterói

Sobre as medidas de prevenção preparadas para o próximo fim de semana o Secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique, falou sobre as barreiras das praias e que para as medidas funcionarem, é preciso a colaboração de todos.

“Nessa época do ano temos um fluxo grande de pessoas frequentando as nossas praias por causa do calor. Mas nosso foco principal de ações é conter a aglomeração. Reimplantamos as barreiras em Itaipu e em Camboinhas. E é claro que as barreiras causam retenção no trânsito. O trânsito que, aliás, é a prova de que as pessoas continuam indo às praias. Nós estudamos alternativas, mas nenhuma delas será eficiente se o cidadão não se conscientizar que ele deve evitar aglomerações”.

Paulo Henrique explicou que, excepcionalmente no domingo, por causa da prova do ENEM, as barreiras não funcionarão. Mas no sábado terão barreiras em Itacoatiara e em Itaipu,por serem praias menores e com tendência a maior aglomeração.

“Para a próxima semana nós vamos liberar um conjunto de medidas voltadas ao controle de acesso às praias, com operação de reboces e controle de estacionamento”.

Boletim – A cidade de Niterói tem, até a quinta-feira (21) 26.555 casos confirmados na cidade, 25.286 recuperados, 705 óbitos. Em isolmento social com sintomas leves da Covid-19são 308 pessoas e 256 hospitalizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − seis =