Axel anuncia prorrogação dos programas sociais em Niterói

O prefeito Axel Grael enviou hoje (8) uma mensagem para a Câmara de Vereadores prorrogando os programas Renda Básica Temporária e Empresa Cidadã por mais quatro meses para auxiliar os empresários e trabalhadores da cidade para enfrentar os problemas financeiros relativos à crise do novo Coronavírus. Ao todo, serão investidos mais R$ 164 milhões para o pagamento dos benefícios pelos próximos meses.

“Assim como nos comprometemos no processo eleitoral, anuncio que hoje estou mandando para a Câmara uma mensagem prorrogando os programas Renda Básica Temporária e Empresa Cidadã, por mais quatro meses. É importante que em um momento como esse, onde o país enfrenta uma crise sanitária, Niterói não poderia deixar de auxiliar a população”, afirmou o prefeito.

Segundo, Axel, a decisão de prorrogar os programas sociais é para ajudar a população que está inscrita no Cadastro Único, que tem filhos matriculados em escolas municipais em Niterói, e trabalhadores de determinadas atividades, no momento em que a cidade precisa reduzir novamente o horário de funcionamento do comércio.

O prefeito explicou que o pagamento de mais quatro parcelas no valor de R$ 500, é feito com recurso da prefeitura e não com dinheiro repassado de nenhum lugar.

Após anunciar a prorrogação dos programas, Axel recebeu o presidente da Câmara, Milton Cal, e o secretário executivo, Bira Marques, e o líder do governo na Câmara, o vereador Andrigo, e entregou a mensagem do executivo que solicita a Câmara a aprovação da prorrogação.

“São medidas importantes para que a economia de Niterói continue funcionando, e as pessoas possam fazer suas comprar para dentro de casa. Infelizmente essa situação está acontecendo de novo. Mas estamos trabalhando juntos, de mãos dadas pra superar tudo”, disse Cal.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou que o painel de indicadores de alerta Covid-19 de Niterói é mais sensível que a média usada em outras cidades brasileiras. O monitoramento conta com dois indicadores diferenciados que medem a velocidade de crescimento: incidência de novos casos e taxa de crescimento.

“As medidas restritivas são necessárias para que a rede de saúde não entre em colapso. Pelos nossos indicadores nós podemos nos antecipar e restringir antes que o número de casos aumente muito”, explica.

Sobre a vacinação, Rodrigo diz que hoje foi iniciada a imunização da faixa etária de a partir de 79 anos, que seguirá sendo vacinada amanhã. Na quarta-feira (10) e quinta-feira (11) é a vez dos idosos a partir de 78 anos. Na sexta-feira (12) e na segunda-feira (15) é a vez dos idosos a partir de 77 anos.

“Conforme a idade para imunização vai descendo, número de pessoas cresce e para evitar aglomeração, resolvemos colocar dois dias para cada faixa etária. Mas não precisa chegar muito cedo, ir às 6h para a fila, pois tem doses para toda a população”.

A secretária de planejamento, Ellen Benedetti, falou sobre os pagamento dos programas que auxiliam a população mais carente da cidade.

“O depósito desse crédito está sendo respeitado mensalmente para que essas famílias possam cumprir suas medidas de isolamento sem se preocupar com a sua alimentação”

A secretária informou que, por uma questão contratual que já está sendo resolvida, o pagamento do crédito dos Microempreendedores Individuais e também de todas as categorias profissionais do Busca Ativa.

– Quarta-feira (10), quinta-feira (11) e sexta-feira (12): Pagamento para quem é do Cadastro Único seguindo o cronograma por ordem alfabética.

– Sábado (13) e domingo (14): Famílias com filhos matriculados na Rede Municipal de Educação.

– Segunda-feira (15): Taxistas.

Sobre as novas medidas restritivas, Axel disse que precisa da colaboração de todos pois “a doença passa de pessoa em pessoa”.

“Flexibilizamos essas atividades no fim de semana para os comerciantes pudessem se adaptar. Mas a partir de hoje, o comércio começa a funcionar só ate às 18h. O decreto prevê que essas restrições durem 15 dias. Depois vamos reavaliar, e anunciar os ajustes que sejam possíveis”, explica Grael.

O prefeito Axel Grael anunciou também que na quarta-feira (9) será encaminhado ao legislativo um projeto de lei para adesão ao consórcio de municípios que vai realizar a compra de doses de vacinas contra a Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 10 =