Avenida Roberto Silveira terá reversível aos sábados

Raquel Morais –

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade publicou no Diário Oficial uma portaria que permite a implantação de duas faixas reversíveis na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, aos sábados. O horário de liberação das pistas será de 11h às 15h entre a Rua Domingues de Sá e Avenida Marquês do Paraná, no sentido Túnel Raul Veiga.

De acordo com a publicação, as faixas reversíveis são uma medida de engenharia de tráfego amplamente aprovada pelos usuários, por ter a capacidade de aumentar significativamente o fluxo de veículos, inclusive do transporte público coletivo e individual. As faixas poderão também serem reduzidas ou suspensas de acordo com a avalização da coordenação geral, dependendo do fluxo de veículos.

O especialista em Trânsito Márcio Dias explicou que a medida será positiva para quem usa a via em Icaraí. “Normalmente, a reversível pode ser feita a pedido dos moradores, devido aumento de veículos no dia específico, ou por identificação da própria prefeitura para solucionar o problema de um inchaço no número de carros na via em questão. É uma forma de liberar esse fluxo para aumentar a capacidade de saída dos veículos”, pontuou.

A jornalista Thaila Frade, de 32 anos, aprovou a medida, mas fez algumas críticas sobre a quantidade de veículos na cidade.

“Acho excelente abrir a reversível no sábado e acho que deveria voltar a ser mão dupla. Eu não gosto dessa mudança de uma faixa única na Roberto Silveira. A Gavião Peixoto é muito estreita para receber o volume de carros que recebe. Para quem usa o ônibus é ainda pior, pois os pontos ficam lotados, se formam filas para embarque e desembarque, fazendo com que o passageiro peça pra sair do ônibus antes do local determinado em alguns casos. O trânsito dessa cidade parece que é pensado apenas para tirar seus moradores em direção a Ponte e não para se movimentarem dentro de sua cidade”, reforçou.

De acordo com Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), a reversível da Roberto Silveira funciona das 16h às 21h escoando o fluxo que vem da Ponte em direção a Icaraí, São Francisco, Pendotiba e Região Oceânica. O número de veículos trafegando pela via é calculado em uma média de 1.400 por hora. Trabalham na orientação de veículos e pedestres 16 agentes e operadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 9 =