Avenida do Contorno terá faixa reversível por tempo indeterminado

Raquel Morais –

O incêndio que danificou a estrutura do viaduto na rua Monsenhor Reader, no km 321 da BR-101 RJ, conhecida como Avenida do Contorno, na noite da última quarta-feira, ainda está refletindo no trânsito sentido Niterói. A Arteris Fluminense instalou uma pista reversível, no sentido São Gonçalo, para evitar a sobrecarga na estrutura que está danificada e ainda não foi divulgada a previsão de conclusão do conserto.

O desvio está na altura da entrada do Barreto na pista sentido Niterói. Os veículos pesados e caminhões devem acessar a pista auxiliar, que tem 1,5 quilômetro de extensão e termina na altura da Leroy Merlin, entre o km 320,5 e o km 322,0. Já os veículos leves e coletivos seguem normalmente pela pista, que tem um trecho com somente uma faixa de rolamento liberada, para diminuir a velocidade. Segundo nota da concessionária estão previstas manobras operacionais para garantir maior fluidez ao tráfego de veículos, ampliando o número de faixas de rolamento nos horários de pico: sentido Niterói – manhã e início da tarde; sentido Itaboraí – final da tarde e início da noite. Ao longo da faixa reversível, o acostamento da pista norte estará com tráfego de veículos autorizado pela Polícia Rodoviária Federal.

“Decidimos por uma medida mais conservadora e prudente para garantir a segurança dos nossos usuários. Todos os recursos foram mobilizados para agirmos de maneira célere e segura. Estamos trabalhando para diagnosticar os problemas e definir as melhores soluções e engenharia e a programação do trabalho de recuperação dessa estrutura”, afirmou o diretor-superintendente da Arteris Fluminense, Odílio Ferreira.

A medida agradou os motoristas que inclusive questionaram a utilização dessa reversível em dias de fluxo intenso na rodovia, principalmente em véspera de feriados e finais de semana.

“Essa é uma manobra que poderia ser feita sempre que o trânsito estiver congestionado. O trecho na altura da Leroy Merlin fica muito congestionado para quem entra no Barreto, se tivesse uma reversível isso seria ótimo, pois o motorista ganharia uma faixa de rolamento”, pontuou o autônomo Joaquim Moraes, 43 anos.

A Arteris informou que essa reversível está sendo usada em caráter emergencial, mas vai analisar dentro do período de obras, essa faixa. A princípio não será usada em outros momentos.

RELEMBRE O CASO
Um incêndio embaixo do viaduto na rua Monsenhor Reader, no km 321 da BR-101 RJ, conhecida como Avenida do Contorno, deixou uma faixa de rolamento e o acostamento da pista sentido Niterói interditados além da proibição do tráfego de caminhões e veículos pesados pelo local. O viaduto tem 60 metros de extensão e ficou com 500 metros de interdição. O incidente aconteceu por volta das 20h da quarta-feira quando o terreno embaixo do viaduto foi incendiado. Moradores do entorno do local afirmaram que a prática de queimar entulho e lixo é comum no local. Na ocasião o fogo se alastrou em grandes proporções, inclusive atingindo veículos abandonados. O estrago comprometeu a parte superficial da base do viaduto e as ferragens ficaram expostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *