Atividades culturais no Dia Internacional da Fotografia

O Dia Internacional da Fotografia, comemorado nesse domingo (19), será celebrado com grande estilo em São Gonçalo. Promovido pela Escola de Fotografia Movimento In Foco, o evento Movimento In Foco Especial leva para a Praça Porto Novo, a partir das 11h, uma série de atividades culturais aos amantes da fotografia, com direito a palestras, oficinas e exposição fotográficas, música infantil, sarau de poesia e, ainda, um festival gastronômico com food trucks e cerveja artesanal.

“A ideia do evento é promover um dia de entretenimento e atividades culturais de qualidade para a população local, homenageando o Dia Internacional da Fotografia, tomando esta arte como pano de fundo e mostrando sua importância como expressão cultural, social e histórica”, ressaltou o fotógrafo Luis Alvarenga, fundador e diretor da escola, que está em seu terceiro ano de fundação e já contribuiu na formação e aperfeiçoamento de profissionais da área em São Gonçalo e demais cidades da Região Metropolitana do Rio.

Entre os convidados para palestras e projeções estão fotógrafos de renome no mercado, entre eles Bruna Prado, Buda Mendes, Wania Corredo, Paulo Múmia, Claudio Furtado, Célio Carvalho, Alex Ramos, Altayr Derossi, entre outros. Até mesmo a programação musical, prevista para às 11h30min, está ligada à fotografia, pois é o fotógrafo Gustavo Stephan quem abre o evento apresentando músicas do seu álbum Catavento, com composições próprias, a maioria inspirada em seu casal de filhos.

Outro ponto alto do evento, destinado a jovens entre 12 e 16 anos, será a oficina de fotografia com celular, ministrada pelo fotógrafo Thiago Freitas. A proposta é introduzir as crianças no universo da fotografia unindo conhecimentos técnicos básicos à tecnologia que está sempre ao alcance das mãos. Durante toda a programação, o público poderá ainda curtir uma exposição de varais de fotos, além de saborear a diversidade gastronômica servida por food trucks e um stand da cervejaria artesanal Dois Lados.

Já às 17h, os poetas Rheinaldo Baso e Rodrigo Santos (criador do Uma Noite na Taverna) promovem um sarau de poesias ao ar livre. Para o encerramento, às 19h, está programado o início da projeção de imagens dos fotógrafos convidados, que vão falar um pouco sobre seus trabalhos e sobre a arte da fotografia.

A entrada é gratuita e mais informações pelos telefones (21) 3981-1218 e (21) 96650-9059.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezoito =