Atividades ao ar livre em Macaé

Moradores da comunidade e adjacências já participam das atividades oferecidas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Malvinas. As aulas de futsal, capoeira, dança de rua, jazz, baby class – a partir de 3 anos, jiu-jitsu e teatro, além de contadores de história do grupo Historiarte, uma vez por semana, na biblioteca do espaço. Os interessados para as turmas de 2017 podem se inscrever até 16 de dezembro.
A secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, afirma que cerca de 120 alunos, com idade entre três e 20 anos, já frequentam as aulas. Ela acrescenta que em janeiro serão realizadas atividades livres.

“Não será necessário fazer inscrição e, em breve, iremos decidir os temas desses encontros. A ideia é ocupar esses jovens no período de férias escolares. Para o próximo ano, existe, ainda, a expectativa de cursos na área de geração de renda, artesanato e informática”, acrescenta a secretária.

Outra oportunidade que o CEU Malvinas oferece é um espaço para leitura. Cerca de 1,6 mil livros já estão no local sendo catalogados. Todo o acervo da biblioteca foi doado pela Fundação Macaé de Cultura e Sistema Estadual de Biblioteca. O funcionamento será três vezes por semana, das 8h às 17h.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também atende no equipamento público com vários serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Entre eles, encaminhamento de auxílio funeral, Bolsa Família, CadÚnico e visitas domiciliares.
O CEU, construído pelo governo federal e administrado pela gestão municipal, beneficiará cerca de 40 mil moradores. As atividades terão gestão compartilhada, com a criação de um grupo gestor, entre áreas de Desenvolvimento Social, Gestão Estratégica, Educação, Saúde, Ambiente, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esportes, além de lideranças comunitárias.

O espaço, que possui três mil metros quadrados, recebeu a implantação dos equipamentos de academia, além do plantio de 70 mudas de árvores. O local terá quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro e pista de skate. A estrutura visa integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sociais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital e promoção à cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *