Atenção redobrada com horário para não perder prova do Enem

Raquel Morais –

Na contagem regressiva para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alunos e professores em Niterói estão dedicados nos estudos para a primeira etapa da avaliação, marcada para este domingo, às 13h30min. A segunda etapa da prova está marcada para o próximo dia 11 e ao todo 5,5 milhões de estudantes fizeram a matrícula para o exame em todo o país. Será preciso atenção redobrada com o relógio, já que o horário de verão começará na madrugada de domingo. Os estudantes terão que ficar atentos com os horários: os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

O cartão de confirmação da inscrição já pode ser acessado e, apesar de não ser obrigatório, é importante para a realização da prova. Esse documento contará com endereço do local da prova, sala, horários, opção da língua estrangeira e informações pessoais do candidato, como nome e documento de identificação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia da prova é preciso levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta e de tubo transparente.

As provas terão cinco horas e meia de duração e no primeiro dia serão de linguagem, ciências humanas e redação e no segundo dia de ciências da natureza e matemática. O professor de história Leonardo Martins, professor do curso preparatório para o Enem do Curso Progressão, do Centro de Niterói, sugeriu alguns possíveis temas para a redação, parte da primeira etapa das provas.

“Acho que os candidatos podem focar na evolução das constituições e observar as grandes conquistas como por exemplo o direito ao voto da mulher e direitos trabalhistas. Realmente para a prova do Enem é necessária dedicação do candidato. Quem não se preparou mas quer tentar estudar nessa semana eu indico aulas de vídeo pela internet. Já quem está dentro de uma rotina de estudo eu indico a realização de exercícios ao longo dessa semana”, comentou o professor Leonardo.

O estudante Raphael de Lucena, de 19 anos, está pelo terceiro ano tentando uma boa nota no Enem para cursar Nanotecnologia, que só é oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Dessa vez eu espero passar e começar a minha faculdade o quanto antes. Eu estudo todos os dias de manhã no curso com o professor, além de estudar de duas a três horas em casa. Estou ansioso mas não deixo isso potencializar e consigo me distrair, jogar videogame e fazer karatê para aliviar o estresse”, pontuou o jovem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 12 =