Assinatura do contrato de revitalização do Mercado Municipal de Niterói

Raquel Morais –

Nesta quarta-feira (23) foi assinado o contrato de concessão para revitalização do Mercado Municipal de Niterói no Solar do Jambeiro, em São Domingos. O espaço, fechado desde a década de 70, fica na Avenida Feliciano Sodré, no Centro da cidade, terá investimento de R$ 65 milhões através de Parceria Público Privada (PPP) da Prefeitura de Niterói com o consórcio Novo Mercado Municipal de Niterói, vencedor da licitação. A previsão é de conclusão da primeira fase para 2019, especialmente no aniversário da cidade, 22 de Novembro.

A obra contará com duas fases, segundo nota, a primeira é a reforma do prédio, que terá a fachada art déco do prédio mantida, mas vai receber intervenções para trazer para o século XXI. No térreo, o mercado contará com delicatessens, restaurantes, quiosques de flores, de artesanato e alimentos, entre outros produtos. No mezanino ficarão restaurantes e, no entorno, jardins, um biergarten, onde poderão ser apreciadas cervejas artesanais, e outros restaurantes. Na segunda fase, o entorno do mercado será beneficiado. Serão construídas uma nova praça e um centro cultural e edifício garagem com 300 vagas. O prédio contará com reaproveitamento de água de chuva e telhado verde, entre outras medidas de sustentabilidade.

O prefeito Rodrigo Neves explicou que a ideia de fazer o mercado municipal foi muito conversada. “Em outros lugares e países sempre têm um mercado municipal em que as pessoas visitam. As coisas caminharam e foi bom que um grupo compreendeu a alma do projeto e a psicologia da cidade e sua história. Muitos niteroienses antigos frequentaram esse mercado, pois ele teve de vida útil muito forte, mas parou na década de 70 e assim ficou”, comentou. O prefeito ainda explicou que falta espírito público de gente que exerce a função pública e as vezes esquece o sentido de servir a sociedade. “Isso gera uma descrença e uma desesperança da sociedade. Em Niterói estamos fazendo diferente e estamos com diálogo com Ministério Público, com legislativo, por exemplo”, exemplificou.

A representante do consórcio e sócia diretora do Nacional Shopping, Sofia Avny, também comemorou a PPP. “Sou apaixonada pelos mercados municipais e tenho mais de 30 anos no mercado de shoppings. Temos que preservar a estrutura do espaço que tem uma localização boa, na Região Portuária de Niterói, e temos tudo para ser polo turístico com gastronomia, arte, cultura e lazer”, frisou. O secretário municipal de Administração (SMA), Fabiano Gonçalves, também frisou o avanço nessa obra. “O importante é planejar início, meio e fim das obras. Hoje estamos tendo a oportunidade de concluir essa fase e é muito honroso estar vendo algo que sonhamos. A arquitetura é lindíssima e estava sem ser usado. Fico muito feliz em ter lançado a semente e o prefeito com capacidade gestora regou essa semente e hoje vamos poder colher esses frutos”, pontuou.

A cerimônia contou com boa parte do secretariado, vereadores e representantes de polos gastronômicos, além da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 14 =