Assim como a UFRJ, a UFF também poderá encerrar atividades


Após a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciar a possibilidade de fechamento por falta de repasse de verba federal a Universidade Federal Fluminense (UFF) também está em crise. O atual orçamento só permite manter as despesas da universidade até o meio desse ano. A informação foi confirmada por nota do reitor, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega na manhã dessa quarta-feira (12).

Segundo a UFF a universidade teve um corte de R$ 32.9 milhões e um bloqueio orçamentário de R$ 23 milhões. Sendo uma redução muito grave que ameaça a interrupção de boa parte dos serviços prestados pela UFF, bem como o pagamento de contratos essenciais, energia, água, limpeza, manutenções básicas, etc. Mesmo com a aprovação de orçamento suplementar pelo congresso conforme prevê a Lei Orçamentária Anual (LOA), ainda assim os recursos serão insuficientes para chegar até o final do ano.

“No momento, a nossa solução é lutar pela recomposição do orçamento e tentar reverter esta situação. Não aceitar passivamente a diminuição de nenhum serviço público. Em tempos de crise, valorizar a pesquisa, a ciência e a inovação é essencial. As Universidades Federais possuem um papel fundamental para a garantia do desenvolvimento nacional, na formação de capital humano e profissional, redução das desigualdades e para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país”, frisou o reitor Antônio Cláudio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 19 =