Artista niteroiense lança app gratuito de desenho

O artista plástico niteroiense Diego Moura acaba de lançar o aplicativo “Um dedo de arte para colorir”, voltado para o público infantil. O projeto, desenvolvido integralmente pelo artista durante a pandemia, tem como objetivo utilizar a tecnologia para apresentar os pequenos ao mundo das artes. Adepto de uma técnica inovadora, – em que utiliza o celular para criação de obras digitais, que posteriormente são transferidas para telas de algodão com tinta e pincel – Moura, de 31 anos, conta que a inspiração para o jogo veio depois de uma ligação de uma de suas sobrinhas.

“Essa pandemia nos pegou de surpresa, mudou a nossa vida, nossos costumes e acelerou a nossa relação com a tecnologia. Dentro de toda essa revolução estão nossas crianças. Eu tenho muitos sobrinhos e sei que não foi fácil para eles deixarem de ir à escola e de interagir com outras pessoas da mesma idade. Um dia, no meio do meu horário de trabalho, minha sobrinha, Júlia, de 5 anos, me ligou dizendo que queria desenhar comigo. Ligamos a câmera do celular e eu pedi para ela pegar um papel e fui dando as dicas. Dias depois, meu outro sobrinho, Bernardo, na época com 4 anos, fez exatamente a mesma coisa”, relembra Moura.

Depois dessas experiências o artista teve a ideia de transformar aquela brincadeira em um jogo para outras crianças brincarem. Usando como inspiração os próprios sobrinhos e os seus animais de estimação, Diego Moura, deixou um pouquinho as telas de lado e mergulhou no projeto de criação e programação do aplicativo.

“O processo de montagem do jogo começou pela criação dos personagens. O primeiro foi o Di, uma versão infantil minha. É como se eu fosse o irmão mais velho da turminha. É esse personagem que apresenta ao Bê, a Jú, e ao Rick algumas técnicas de artes. Como na fase em que ele apresenta as cores primárias e secundárias. Logo depois, os usuários podem acessar os jogos de desenho e pintura livre”, explica Diego.

Dentro do aplicativo, os usuários também podem colorir obras já conhecidas de Diego Moura, entre elas a “Joanne”, uma arte inspirada na cantora Lady Gaga e que ficou internacionalmente conhecida após a cantora manifestar nas redes interesse em comprar a tela. O aplicativo “Um dedo de arte para colorir” está na primeira versão, é gratuito e, atualmente, está disponível para ser baixado no GooglePlay.

Moura também tem investido na conexão da arte com o público adulto. Além de ter duas exposições em cartaz, uma na Galeria La Salle, em Niterói, e outra na Vogue Gallery, na Barra da Tijuca, o artista lançou uma exposição virtual em seu novo site: umdedodearte.com.br .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.