Arranco de Varsóvia comemora 20 anos de estrada

O grupo Arranco de Varsóvia comemora 20 anos na Sala Carlos Couto, no Teatro Municipal, no dia 14, terça-feira, às 20h. O grupo formado por Andrea Dutra, Elisa Queirós e Cacala Carvalho irá mostrar que entrou numa nova fase. O Arranco começou a paquerar outras vertentes do samba, misturando linguagens e elementos de outras praias sonoras e mostrará tudo isso nesse show gratuito.

Vinte anos se passaram desde que uma insônia deixou o Pauleira acordado, lá no Japão, com Quem me vê sorrindo, de Cartola, martelando na cabeça, fazendo com que ele decidisse misturar samba e vocal. Na volta, convocou o também instrumentista e arranjador Muri Costa e as cantoras Eveline Hecker, Soraya Ravenle e Rita Peixoto, nesta ordem, para formar o Arranco de Varsóvia. Prepararam e ensaiaram os primeiros oito arranjos e foram logo mostrar pra Beth Carvalho, que abençoou tudo e virou dinda imediata, aproveitando para indicar pérolas de repertório que colheu com seu faro fino. O Arranco estreou em disco em 1997, com Quem é de sambar, logo seguido pelo Samba de Cartola, que ganhou prêmio d’O Globo de melhor disco do ano de 1998.

Em 2001, o time feminino foi substituído por Andrea Dutra, Elisa Queirós e Cacala Carvalho, escolhidas entre 80 candidatas. Com a nova formação, o Arranco entrou em estúdio para gravar Na cadência do samba, que misturou duas inéditas de Dorival Caymmi, pérolas do pagode de Arlindo Cruz e Pixinguinha. O disco ganhou o Premio Tim 2006 de Melhor grupo de samba e encerrou a trilogia com a Dubas.

Nesses 20 anos, muita coisa se transformou. Mas há exatos 14 anos o grupo se reúne, impreterivelmente, toda segunda-feira à noite, para ensaiar, ouvir música, conversar, chorar mágoas, tomar cafezinho, planejar, contar piadas e manter acesa a chama a amizade e desse raro e feliz casamento que continua cheio de samba e amor pra dar e vender, por muitos e muitos anos.

A classificação etária é livre e a entrada é gratuita, mediante distribuição de 100 senhas meia hora antes da apresentação. A Sala Carlos Couto fica anexa ao Teatro Municipal de Niterói, na Rua Quinze de Novembro, 35 no Centro de Niterói. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *