Arraial e São Pedro da Aldeia confirmam escolas cívico-militares

Dentre as cinco cidades do Estado do Rio de Janeiro escolhidas pare receber as escolas cívico-militar, estão Arraial e São Pedro da Aldeia, que foram escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC).

No dia 5 de fevereiro, Arraial enviou ao MEC o Termo de Adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo definido no programa e por apresentar a infraestrutura exigida.

Em São Pedro, o município irá realizar um levantamento das instituições municipais para definir qual unidade escolar da cidade será adaptada ao modelo da iniciativa federal. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.

“Fico muito contente com a notícia. Temos em nosso município a única Base Aérea Naval do país, e essa parceria com o Governo Federal irá trazer benefícios para as crianças e jovens da nossa cidade”, disse o prefeito Fábio do Pastel.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.

No Estado do Rio de Janeiro somente mais cinco cidades foram contempladas pelo MEC e incluídas no Pecim – São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =