Arraial do Cabo decreta estado de calamidade pública

A Prefeitura de Arraial do Cabo decretou estado de calamidade pública, nesta sexta-feira (17), devido ao agravamento dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. O objetivo é preservar o bem estar da população e das atividades econômicas do município. A medida é necessária para solicitar todo tipo de cooperação nas situações emergenciais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de ‘perigo’, nível 3 em uma escala que vai até quatro, por conta das chuvas fortes que ainda podem atingir a cidade.

As fortes chuvas que atingiram a cidade resultaram em danos materiais, ambientais e sociais, de acordo com o relatório da Coordenadoria de Defesa Civil de Arraial do Cabo. O Inmet alerta para Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. “Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, alertou o instituto em seu boletim. O alerta vale até a manhã desta sábado (17).

Tentando se antecipar para que a cidade volte a normalidade o mais rápido possível, o prefeito, Renatinho Vianna (PRB), recebeu, no gabinete da Prefeitura, a equipe da Defesa Civil do Estado que vai avaliar as condições do município e as medidas que serão tomadas pelo Estado em favor da cidade.

“Estamos vivendo um momento triste em nossa cidade, em que famílias perderam suas casas, estradas interditadas, deslizamentos de terra, entre outros transtornos causados por essa forte chuva. Todas as equipes estão nas ruas trabalhando para minimizar todos os impactos gerados e estamos aguardando a chegada da Defesa Civil do Estado para uma reunião e, dessa forma, definir outras ações”, afirmou Renatinho.

Os moradores em áreas de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente em casos de emergência, através do 199, e procurar a Secretaria de Assistência Social no CRAS do município ou através do número (22) 99961-3787.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *