Arquidiocese se prepara para celebrar a Semana Santa

O período da Quaresma está quase acabando e ao longo desses 40 dias muitas celebrações estão marcando o período católico em Niterói. Domingo de Ramos, Missa dos Santos Óleos, Missa do Lava Pés e Sexta-Feira Santa são algumas dessas celebrações que vão reunir milhares de fiéis nas igrejas da cidade.

No próximo domingo (09) será celebrado o Domingo de Ramos com a Santa Missa e procissão, às 8h30min, na Capela de São Jorge, no Centro de Niterói. A caminhada será até a Catedral São João Batista, no mesmo bairro onde o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, terminará a celebração.

Na terça (11) será vez da Missa dos Santos Óleos, às 19h30min, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Bananeiras, Araruama. Nesta missa os padres, juntamente ao Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais. Segundo nota, na liturgia da igreja evidenciam-se três óleos: Óleo dos enfermos, dos catecúmenos e do Santo Crisma.

Já na quinta (13), na Catedral São João Batista, no Centro de Niterói, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés, às 20h, pelo Arcebispo. A cerimônia lembra o momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de 12 pessoas.

Um dos momentos mais aguardados é a Sexta-feira da Paixão, momento em que Jesus Cristo foi crucificado e único dia do ano que não tem missa nas igrejas católicas. Dom José Francisco preside a Celebração da Paixão às 15 horas e, segundo programação, o rito é composto por Celebração da Palavra, com a leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão, Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as Ruas do Centro de Niterói. No mesmo dia, o Arcebispo presidirá o Sermão das Sete Palavras na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, às 18h.

No Sábado de Aleluia, a Catedral inicia a Vigília Pascal, às 20h. E no Domingo de Páscoa encerra-se a Quaresma e começa o período Pascal para a Igreja, que dura 50 dias e termina na Festa de Pentecostes. Na Catedral as missas no domingo serão celebradas em três horários: 7h, 10h e 18h30min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =