Armas não letais são entregues a guardas de Niterói

A Guarda Municipal de Niterói recebeu ontem 170 armas não leitais. A cerimônia simbólica de entrega de 12 dessas armas aconteceu na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, sede da Guarda. O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.

“Quando assumimos o governo, decidimos reestruturar a Guarda Municipal dando a ela uma missão muito clara de combate aos pequenos delitos e prevenção à violência. Esse armamento não letal, que começamos a entregar hoje, será um instrumento importante na proteção pessoal dos guardas. Desde que assumi o governo, em 2013, fizemos um plano de desenvolvimento da Guarda, que teve dobrado seu efetivo, recebeu uma sede nova e vários investimentos para deixá-la mais bem aparelhada e preparada”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Rodrigo Neves também destacou que dotar a Guarda Municipal de armamento não letal foi mais uma iniciativa alinhada com o pacote de ações do Pacto Niterói Contra a Violência. “A gente sabe que a segurança pública é uma atribuição do Governo do Estado. Mas a prevenção à violência não é apenas uma ação de polícia ou de combate aos pequenos delitos pela nossa Guarda, por isso o Pacto Niterói contra a Violência prevê várias ações com foco na juventude, com investimentos em educação, cultura, esportes e geração de empregos”, disse o prefeito.

O armamento não letal foi adquirido através de concorrência pública. As armas, conhecidas como Sparks, são dispositivos elétricos incapacitantes que emitem pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Os guardas que utilizarão o equipamento receberam treinamento específico e serão supervisionados por especialistas.

Durante a solenidade também foram entregues certificados a várias guarnições por suas atuações na solução de conflitos e delitos, um reconhecimento a eficiência e bravura dos agentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 18 =