Após acidente, parque no Campo de São Bento passa por perícia

Defesa e Polícia Civil vistoriaram equipamento nesta segunda-feira

Após o grave acidente no brinquedo conhecido como “carrossel dos elefantes” do parque de diversões que funciona no Campo de São Bento, Icaraí, Zona Sul de Niterói, ter ferido uma mulher de 62 anos, agentes da Defesa Civil e peritos da Polícia realizaram, na manhã desta segunda-feira (20), uma perícia minuciosa do equipamento. Uma equipe da empresa responsável pela manutenção do brinquedo esteve no local e acompanhou o trabalho dos peritos.

Os agentes da Defesa Civil informaram que todos os brinquedos do parque serão periciados, e não apenas o que causou o acidente. Segundo os peritos, caso haja qualquer irregularidade nos demais brinquedos, isso significará na completa interdição dos mesmos. O órgão informa que, ao fim da vistoria, será emitido um relatório com laudo completo sobre a situação de todos os brinquedos, mas destaca que interditará de imediato qualquer equipamento que apresentar irregularidades.

A Defesa Civil vistoriou todos os brinquedos do parque

Policiais da 77ª DP (Icaraí) que acompanharam as duas perícias confirmam que o caso foi registrado na distrital de Icaraí e informam que a linha de investigação adota pelos investigadores e a de lesão corporal culposa que pode ser decorrente de três fatores: imperícia, negligência ou imprudência. Os policias esclarecem que o objetivo da investigação é descobrir se houve participação do parque em algum desses fatores. Ainda segundo os policiais, nos próximos dias a investigação ouvirá o depoimento de representantes da empresa de manutenção dos brinquedos, da empresa que administra o parque e da própria vítima.

Polícia Civil também realizou perícia no local

A empresa Diversões Maracanã, administradora do parque, informa que, em mais de 50 anos de operações no Campo de São Bento, esse foi o primeiro acidente envolvendo um de seus brinquedos. A empresa destaca que todos equipamentos possuem placas de advertência indicando suas limitações. No caso do “carrossel de elevantes”, uma placa sinaliza a capacidade máxima de peso em 100kg. Um funcionário da empresa que trabalha no parque e pediu para não se identificar, relata que é comum acompanhantes de crianças não quererem respeitar os avisos.

Placas advertem sobre limitações dos equipamentos do parque

Sobre o acidente, a empresa explica que se colocou à disposição da família para prestar todo apoio necessário a pessoa acidentada e comunica que decidiu, por iniciativa própria, suspender as atividades de todos os brinquedos do parque até que o laudo pericial de todos os equipamentos seja concluído e o brinquedo acidentado, devidamente restaurado.

Pessoas que trabalham e frequentam o Campo de São Bento são unânimes em afirmar que jamais tiveram conhecimento de qualquer acidente envolvendo os brinquedos do parque.

“Gente, primeiro acidente que ocorre nesses brinquedos, moro aqui na frente e nunca aconteceu isso”, destaca Tatiana Millar. “Certamente esses brinquedos tem manutenção. Estou com 60 anos e trabalho na feira de artesanato há 31. Frequento o Campo desde sempre e nunca ouvi falar, nem assisti nenhum acidente nesse parquinho. Se não houvesse manutenção os acidentes seriam frequentes e não é o que acontece”, explica Rosane Kanas. “Também nunca ouvi falar de acidentes com brinquedos no Campo de São Bento. Tenho 73 anos”, acrescenta Marilia Kitzinger.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que realizou vistoria no parquinho do Campo de São Bento na manhã desta segunda-feira (20). A equipe técnica foi acompanhada pelo gestor do Campo de São Bento e pelo gerente do Parque de Diversões Maracanã.

Foram observadas “anomalias na estrutura metálica do brinquedo” onde ocorreu um incidente no último domingo (19). Por medida de segurança, a Defesa Civil reforçou o isolamento da área e manteve interrompido o funcionamento do parque. A equipe também solicitou que os responsáveis pelo parque apresentem as documentações acerca da manutenção do equipamento.

“A Prefeitura de Niterói lamenta o acidente ocorrido na tarde de domingo, no Campo de São Bento e informa que está acompanhando o atendimento da pessoa acidentada. O parquinho do Campo de São Bento é privado e a manutenção dos brinquedos ocorre mensalmente. A Prefeitura de Niterói já solicitou medidas imediatas da empresa responsável no sentido de identificar as causas do acidente. A prefeitura também isolou o local e acionou a Defesa Civil, que realizou vistoria no aparelho nesta segunda-feira. Até que as causas sejam apuradas e a segurança garantida, o equipamento permanecerá interditado. Em mais de 50 anos, nunca havia sido registrado qualquer acidente com gravidade no local”, esclarece a nota.

Sobre o estado de saúde da pessoa acidentada, por meio de nota, a direção do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) “informa que a paciente foi atendida e recebeu alta médica na noite de domingo (19).”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =