Aplicativo mostra onde ônibus está através de celular

Aline Balbino

O itinerário muitas vezes bagunçado de muitos coletivos pode causar grandes desconfortos para os passageiros. Para facilitar a Fetranspor criou o aplicativo Vá de ônibus. Disponível desde 2006 em computadores, tablets e celulars (iOS e Android), o aplicativo permite ao passageiro a busca por itinerários de ida e volta de qualquer ponto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro utilizando ônibus municipais e intermunicipais. Até o momento já há 3,9 milhões de usuários. O Vá de Ônibus oferece o serviço de mais de 1.600 linhas de ônibus e 18 mil pontos de embarque nos seguintes municípios: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, Queimados, Magé, Maricá, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Paracambi, Itaboraí, Mesquita, Seropédica, Japeri e Petrópolis, além de linhas intermunicipais.

O aplicativo também tem outro benefício. Fornece o serviço de localização de algumas linhas de ônibus pelo GPS dos veículos. Através do aplicativo, o usuário pode saber o local exato por onde seu ônibus está passando. O serviço, recém-instalado no aplicativo, ainda não está disponível para todas as linhas. Além disso, a ferramenta também inclui em seus trajetos a opção de integração com metrô, trens, barcas, BRT, VLT, rotas turísticas e teleféricos.

“Eu vou procurar esse aplicativo para baixar. Já aprendi a me organizar para não perder o ônibus, mas acho importante um aplicativo como esse porque ajuda as pessoas a se organizarem melhor”, disse o auxiliar administrativo, Guilherme Couto, 24 anos.

Como acessar – O usuário pode acessar o site do aplicativo. Logo na página inicial, o passageiro pode escolher por fazer a pesquisa pelo itinerário de uma linha já conhecida ou selecionar o ponto de partida e chegar para descobrir quais linhas fazem este trajeto. No celular, o usuário precisa baixar o aplicativo na loja de apps do seu telefone. Ao abrir o Vá de Ônibus, alguns menus aparecem para o passageiro. Utilizando a opção “Como ir de um lugar para outro, o usuário escolhe seu ponto de partida e chegada para saber quais linhas oferecem o trajeto. A seleção pode ser feita com o mínimo de transbordos, custo total da viagem, distância percorrida ou caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =