Apenas uma dose da vacina já é eficaz em quem teve covid-19, diz estudo

Estudo aponta que uma única dose das vacinas Pfizer e Moderna podem ser eficazes contra a covid-19 em pacientes que já foram acometidos pela doença anteriormente. A pesquisa foi desenvilvida pela Escola de Medicina Icahn em Nova Iorque, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo publicado no periódico acadêmico New England Journal of Medicine.

A pesquisa, que foi publicada na forma de carta e não como artigo revisado, analisou 110 participantes de um teste clínico, sendo que um grupo já havia tido diagnóstico positivo de covid-19 e outro que ainda não havia sido contaminada pelo vírus. De acordo com o estudo, os participantes que já haviam tido covid-19 desenvolveram mais rapidamente anticorpos com uma dose. Já os não infectados previamente tiveram baixa resposta na criação de anticorpos até o 12º dia depois da vacinação, a sua maioria após este período.

Além disso, foram avaliados itens como efeitos colaterais, que também foram potenciados em pacientes acometidos anteriormente pela doença. No entanto, em nennhum caso foram registrados efeitos que provocassem internação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 20 =