Apenas quatro caminhões recolhem lixo em SG

Aline Balbino

São Gonçalo possui 247.709 km² e somente quatro caminhões de limpeza para recolher o lixo de toda cidade. A informação foi repassada pela prefeitura de São Gonçalo, onde afirma que 25 veículos da empresa Marquise, responsável pela coleta, estão parados. Nesta quinta-feira (05) ocorreu uma reunião entre o atual prefeito, José Luiz Nanci e a terceirizada, o encontro teve como objetivo resolver o problema de coleta de lixo na cidade. A dívida entre a Prefeitura e a Marquise gira em torno de R$ 35 milhões. Para amenizar a situação, está previsto para este final de semana um mutirão de limpeza nos bairros mais críticos. Desde novembro, a coleta está irregular na cidade.

Alguns bairros, como Porto da Madame, estão mais limpos que em dezembro passado, mas ainda há muito lixo espalhado pelo resto da cidade. Bairros como Vila Laje e Neves continuam com lixeiras transbordando em pontos públicos. Para se livrar do lixo, moradores estão jogando os excrementos às margens da Rodovia Niterói-Manilha (BR-101). São sacolas, garrafas pet, pneus, entre outros materiais descartados irregularmente e que estão atraindo ratos, baratas, moscas e até mosquitos como o Aedes Aegypti. Vale lembrar que São Gonçalo foi um dos municípios com mais casos de doenças como Zika e Dengue em 2016.

“Não aguentamos mais lidar com tanto lixo. As pessoas estão colocando fogo porque não há mais o que se fazer para fugir de tanta sujeira. Está sendo impossível tolerar isso porque aumento muito a infestação de mosquito aqui. São Gonçalo já não é uma cidade limpa, agora está insuportável”, lamentou a moradora do bairro de Neves, Camila dos Santos Oliveira, de 19 anos.

Já a Marquise enviou nota de esclarecimento contestando a versão da prefeitura. A empresa informou que todos os caminhões da empresa estão em operação. O valor da dívida foi confirmado, o que segundo a Marquise, está ocasionando dificuldades. A empresa salientou que segue prestando seus serviços em comprometimento com o bem-estar da população.

2 thoughts on “Apenas quatro caminhões recolhem lixo em SG

  • 6 de janeiro de 2017 em 20:01
    Permalink

    Hoje eles passaram na minha rua no jardim republica, estavam pedindo dinheiro para levar o lixo, como minha mãe demorou a atender, não levaram, depois vizinhos disseram que estavam cobrando para levar, levaram de alguns, de outros não.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =