Apenas 35,4% das Vans Escolares estão aptas em Niterói

Aline Balbino

Antes do início de ano letivo muitos pais atentam para a contratação do transporte escolar. O que eles não sabem é que de uma frota de 446 veículos que poderiam levar e trazer seus filhos em segurança, apenas 158 estão aptos para isso, ou seja, 35,4%. No fim de 2016, a prefeitura de Niterói fez o recadastramento do transporte escolar e os números assustam. Do total de autonomias esperadas, 446, apenas 230 veículos foram vistoriados, 72 delas apresentaram alguma pendência e 158 foram aprovados e estão liberados para rodarem.

Para auxiliar a escolha da Van Escolar correta os aprovados receberam um selo. Este adesivo está afixado no parabrisas dianteiro do veículo para fácil identificação. Além de um selo colado no vidro evidenciando que o veículo foi aprovado, as vans legalizadas possuem uma faixa amarela na lateral escrito “ESCOLAR”. Vale ressaltar que é preciso observar se há cadeirinhas. Quem não foi aprovado ou não compareceu no recadastramento, ficará proibido de circular.

“Fizemos o recadastramento para legalizar as vans que circulam na cidade. Eles colocaram o selo e agora só pode rodar quem tiver esse selo colado na van. Os carros precisam apresentar perfeita condição de uso”, disse o condutor de van escolar, Lúcio Valentim Vieira.

Normas
Para a segurança dos passageiros, o prestador de serviços de transporte coletivo escolar deve respeitar as regras do Código Nacional de Trânsito e, também, a legislação do seu município. O Código Nacional de Trânsito determina que os veículos destinados a transporte escolar devem ser autorizados pelo Detran, atendidos os seguintes requisitos:

1) registro como veículo de passageiros;
2)
inspeção, duas vezes ao ano, para verificação dos itens obrigatórios e de segurança;
3) faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria;
4) equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha, na extremidade superiora da parte traseira;
6) cintos de segurança em número igual à lotação do veículo;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =