ANTT apressa obras do mergulhão no Centro

Aline Balbino

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) participou nesta segunda-feira (31) de uma reunião para tratar dos atrasos no início das obras do Mergulhão da Praça da Renascença, no Centro de Niterói. Segundo a agência, na reunião a prefeitura solicitou que as escavações fossem iniciadas em novembro, em função de outras intervenções que vêm sendo realizadas na cidade, haja vista que a NitTrans avaliou que poderia haver um impacto no fluxo de veículos no centro da cidade.

A agência já autorizou o início dos trabalhos. No entanto, como a obra se desenvolve dentro do perímetro urbano de Niterói, existe a necessidade de uma ação conjunta com os órgãos de trânsito, pois serão realizados desvios, fechamentos de retorno e outras medidas que poderão impactar no trânsito da cidade. Vale ressaltar que, embora as escavações não tenham sido iniciadas, diversas remoções de interferências estão sendo realizadas, tais como: rede de gás, fibra ótica, adutoras, etc…

Em setembro, o poder executivo da cidade afirmou que liberaria o início das obras para outubro. O mês acabou e a prefeitura informou que ainda não tinha data para liberação. A concessionária conseguiu também fazer o trabalho de compensação ambiental, com o plantio de mais de 500 mudas de árvores da mata atlântica.

Sanção
Segundo a ANTT, a Ecoponte poderá sofrer sansão em virtude de atraso nas obras, caso comprovada a responsabilidade dela pelos atrasos. No contrato de Ecoponte existe a possibilidade de desconto de reequilíbrio, que consiste em avaliação anual do atendimento tanto dos Parâmetros de Desempenho da Frente de Manutenção quanto da execução das obras e serviços da Frente de Melhorias.

Entenda as obras
As obras consistem na construção de um mergulhão ligando a Avenida Feliciano Sodré e a Rua Manoel Pacheco de Carvalho a Alameda São Boaventura e Rodovia Niterói Manilha (BR-101). A ideia é diminuir o congestionamento por volta das 18 horas nos dias úteis. Nesse horário há muito engarrafamento de veículos vindos de São Gonçalo com direção a Icaraí e ao Centro. Os sinais de trânsito da Praça XV de Novembro deverão ser removidos para melhorar a fluidez na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =